Spider é liberado por comissão médica após entrevista polêmica

Em setembro, Anderson Silva disse ter sido nocauteado em treinos, o que fez Comissão de Boxe do Arizona reavaliar Spider.
Em setembro, Anderson Silva disse ter sido nocauteado em treinos, o que fez Comissão de Boxe do Arizona reavaliar Spider. Foto: (Christian Petersen/Getty Images)

Marcada para o dia 29 de outubro deste ano, em Phoenix, nos Estados Unidos, a luta de boxe marcada contra o youtuber Jake Paul quase deixou de ser disputada por causa de uma entrevista concedida por Anderson Silva. Na ocasião, o Spider revelou ao site MMA Weekly que havia sido "nocauteado" duas vezes em treinamentos para o confronto. A entrevista, que foi concedida em setembro deste ano, fora veiculada apenas nesta semana pelo portal.

O relato fez com que a Comissão de Boxe do Arizona acionasse sua parte médica para reavaliar o estado físico do lutador brasileiro de 47 anos, mas acabou aprovando sua participação na luta. Ara J. Feinstein, cirurgião de trauma e médico do ringue, afirmou que esteve preocupado, mas após o processo de análise ficou tranquilo: "Dado todo o trabalho que fizemos no protocolo de concussão e a ênfase que colocamos na segurança dos lutadores, isso me deixou muito preocupado. No entanto, uma vez que tive mais informações, a carta de Silva, a declaração escrita de seu treinador e, mais importante, os resultados dos exames médicos e a aprovação do médico que leu o relatório, fiquei muito mais confortável e tenho nenhuma objeção à participação do Sr. Silva no evento neste sábado".

Leia também:

Aos 47 anos de idade, Anderson afirmou que o evento será o maior do ano de 2022 e entrará para a história: "Eu sei que tudo na vida tem um propósito. Nada acontece por acaso. Então, agradeço a Deus pela minha saúde, pela minha família e meu time por me darem esta oportunidade de continuar fazendo o que eu mais amo. Acredito que será o maior evento de combate do ano e que realmente faremos história no esporte para sempre. Vejo vocês no dia 29 de outubro".

Ao anunciar a luta em seu perfil oficial no Instagram, Jake Paul se disse um exterminador de aranhas, apelido de Anderson Silva, mas o declarou como um adversário duro: "Anderson 'Spider' Silva é o lutador mais versátil que o mundo já viu. Apenas um ano atrás ele dominou o campeão de boxe Julio Cesar Chavez Jr. e mostrou ao mundo porque ele é frequentemente mencionado como o maior lutador de todos os tempos".