City vence Everton (2-0) e vai às semis da FA Cup; Southampton elimina Bournemouth

·2 minuto de leitura

O Manchester City deu neste sábado mais um passo em seu ambicioso objetivo de conquistar quatro títulos nesta temporada ao avançar para as semifinais da Copa da Inglaterra, batendo o Everton por 2 a 0.

Na reta final, Ilkay Gundogan (84) e Kevin De Bruyne (90) deram a vitória ao City, que se classifica para as semifinais da FA Cup pela quarta vez desde que Pep Guardiola chegou ao clube há cinco temporadas.

Líder isolado da Premier League (14 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o United), nas quartas de final da Champions League onde enfrenta o Borussia Dortmund e finalista da Copa da Liga (contra o Tottenham), o City está em condições de faturar os quatro troféus, algo inédito na Inglaterra.

Mas a Champions é o principal objetivo e Guardiola deixou claro que essa é sua prioridade ao poupar jogadores como João Cancelo, Riyad Mahrez e De Bruyne no início do jogo.

O meia ucraniano Oleksandr Zinchenko afastou na linha a cabeçada do zagueiro do Everton, Yerry Mina, na melhor chance do primeiro tempo.

João Virgínia foi titular no gol dos 'Toffees' pela segunda vez devido às lesões de Jordan Pickford e Robin Olsen.

No entanto, o português de apenas 21 anos fez uma defesa brilhante no início da segunda etapa evitando que Raheem Sterling desviasse um cruzamento rasteiro de Fernandinho.

Com o 0 a 0 no placar, Guardiola se viu obrigado a colocar Mahrez e De Bruyne nos últimos 15 minutos.

Mas foi o zagueiro Aymeric Laporte quem surpreendeu o Everton ao avançar e chutar para a defesa de João Virginia, que desviou de forma brilhante para o travessão.

Mas Gundogan cabeceou para o gol vazio e acabou com a resistência do time comandado pelo técnico Carlo Ancelotti.

De Bruyne decretou a vitória com uma bomba nos acréscimos. Os jogadores do Everton reclamaram de um pé alto de Mahrez em Mina, mas o gol foi confirmado.

- Southampton também nas semifinais -

Mais cedo, o Southampton, décimo quarto na Premier League, também se classificou para as semifinais da Copa da Inglaterra após vencer o Bournemouth, da segunda divisão, por 3 a 0.

O atual sétimo colocado do Championship não resistiu aos 'Saints', que venceram apenas duas de suas últimas 17 partidas no campeonato inglês.

Mas os comandados de Ralph Hasenthüttl têm mostrado uma versão muito melhor na FA Cup, com um inspirado Nathan Redmond, que marcou dois gols e deu uma assistência, na abertura do placar por meio do malinês Moussa Dejenepo (36).

Redmond balançou as redes pela primeira vez antes do intervalo, nos acréscimos (45 + 1), depois de avançar em velocidade, e fechou a conta mostrando oportunismo no segundo tempo (59).

As semifinais da Copa da Inglaterra serão disputadas em meados de abril.

O Southampton, vencedor da FA Cup em 1976, está de volta às semifinais pela primeira vez desde 2018. Sua última participação em uma final foi na derrota para o Arsenal, em 2003.

hap/psr/aam