Sósia de Greta Thunberg em foto de 1898 causa espanto

Semelhança entre as duas assustou internautas (Foto:  Eric A. Hegg / University of Washington Libraries, Special Collections)
Semelhança entre as duas assustou internautas (Foto:  Eric A. Hegg / University of Washington Libraries, Special Collections)

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Foto foi encontrada no acervo da Universidade de Washington

  • Imagem alimentou teorias da conspiração na internet

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Uma foto de 1898 encontrada no acervo da Universidade de Washington causou comoção na internet na terça-feira (19): uma das três crianças que aparecem no retrato de 121 anos atrás é espantosamente semelhante à ativista ambiental Greta Thunberg.

A “sósia” foi fotografada trabalhando em uma mina de ouro no território Yukon, no Canadá. A menina que se parece com a ativista sueca usa até o penteado pelo qual Greta Thunberg ficou conhecida: uma trança lateral. Outro ponto de contato entre as feições das duas é a expressão estoica no rosto.

Leia também

Prontamente, usuários das redes sociais começaram a pensar em teorias da conspiração que possam explicar a foto. Muitos acreditam que a menina veio do passado com a missão de impedir a catástrofe ambiental. Edson Aran é um deles:

Outra teoria da conspiração é que ela é uma viajante do tempo que veio do futuro. Mas por que ela estaria em 1898? O usuário J.S. Strange explica com humor: “Obviamente, como uma viajante do tempo, ela pode ir para qualquer época. Ela claramente tentou voltar 120 anos, viu que não deu certo, e agora está aqui.”

A situação lembrou algumas pessoas da série Dark, que também aborda viagem no tempo:

Outros já se mostraram mais céticos em relação às teorias da conspiração, como o usuário identificado como Alex:

Greta Thunberg, de 16 anos, ficou conhecida após se recusar a ir para a escola, na Suécia, até que o governo decidisse seguir o Acordo de Paris e diminuir as emissões de carbono. Esse tipo de greve pelo clima se tornou popular em escolas no mundo todo, e Greta foi chamada para fazer um discurso na Assembleia-Geral da ONU, onde deu um recado aos governantes presentes: “Como ousam? Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com suas palavras vazias.”

Leia também