Sorteio define Bayern x Real Madrid e Juventus x Barcelona nas quartas de final da Champions

AFP
(Arquivo) Troféu do torneio em exposição na sede da Uefa, em Nyon
(Arquivo) Troféu do torneio em exposição na sede da Uefa, em Nyon

Os confrontos Real Madrid-Bayern de Munique e Barcelona-Juventus são os maiores destaques das quartas de final da Liga dos Campeões, duelos definidos por sorteio, nesta sexta-feira, na sede da Uefa, em Nyon.

Os outros dois confrontos da eliminatória serão entre o atual campeão da Premier League contra o vice campeão da última edição da Champions, Leicester e Atlético de Madrid, enquanto o Borussia Dortmund disputa a vaga nas semifinais com o líder do Campeonato Francês, o Monaco.

As partidas de ida serão disputadas nos dias 11 e 12 de abril, enquanto os jogos de volta acontecerão uma semana mais tarde. O sorteio das semifinais acontecerá no dia 21 de abril.

A final da Champions League está programada para 3 de junho em Cardiff.

O Real Madrid, que venceu duas das três últimas edições da competição, disputará uma vaga nas semifinais contra seu ex-técnico Carlo Ancelotti, italiano que comandou o clube espanhol na conquista do 10º título da Champions em 2014.

- A volta de Ancelotti -

"Conheço o Real Madrid muito bem e será difícil. É muito especial, sem dúvida. Os dois clubes se conhecem, não existem segredos e não vai ser uma vantagem eu ter treinado os espanhóis", reagiu Ancelotti.

"Cruzamos com um dos piores rivais que poderíamos imaginar... Eles também", falou o ex-jogador Emilio Brutagueño, representante dos merengues no sorteio em Nyon.

Nos últimos quatro anos, os dois clubes se enfrentaram nas semifinais, com vitória para o alemães em 2011/12 e êxito espanhol na temporada 2013/14.

"Sabemos da dificuldade, vamos ter o primeiro jogo na Alemanha contra um time que tem jogadores do mais alto nível em todas as posições. Todos têm muita experiência", acrescentou Brutagueño.

As quartas de final também marcam o reencontro dos finalistas de 2015, Juventus e Barcelona, com vitória do Barça por 3-1 em Berlim.

"Faz tempo que o Barça sempre cruza com pedreiras", falou o representante catalão Jordi Mestre. O primeiro jogo vai ser disputado em Turim.

Os italianos, que dominam o futebol do país nos últimos anos, esperam dar o salto europeu definitivo. A equipe conta com o brasileiro Daniel Alves, peça chave nas últimas três Ligas dos Campeões vencidas pelo Barcelona (2009, 2011 e 2015).

- Atlético vs Leicester -

Além das finais antecipadas entre gigantes, o sorteio deixou o caminho aberto para os outros quatro times classificados. O mais experiente é o Atlético de Madri, que chegou em duas finais nos últimos três anos, mas ainda não conseguiu levantar o tão sonhado troféu.

"O Leicester é um time que vai impôr dificuldade máxima. Esperamos passar esta eliminatória como nos anos 1990 na Uefa. Precisamos respeitar os rivais, e o Leicester está aqui por méritos próprios, superando um rival como o Sevilla", indicou Clemente Villaverde, representante dos Colchoneros.

O primeiro jogo será disputado na capital espanhola e a volta no campo do Leicester.

A Champions League proporcionou também o duelo entre as duas maiores promessas do futebol europeu no momento. Kylian Mbappé e os jovens franceses do Monaco vão enfrentar Ousmane Dembélé e o conjunto do Borussia Dormund. As duas equipes estão recheadas de talentos de vinte e poucos anos.

"Podemos esperar um grande confronto com muitos jovens jogadores. É um paralelo com o nosso time, as duas equipes amam o bom futebol", falou Hans-Joachim Watze, diretor geral dos alemães.

O vice presidente do Monaco, Vadim Vasilyev, também se mostrou satisfeito com o duelo: "Escutei falarem muito sobre seu estádio e da paixão de seus torcedores. É um grande jogo porque também apresentam um futebol sedutor".

-- Programa das quartas de final da Liga dos Campeões:

- Jogos de ida:

Terça-feira 11 de abril

Borussia Dortmund - Monaco

Juventus - Barcelona

Quarta-feira 12 de abril

Atlético Madrid - Leicester

Bayern Munique - Real Madrid

- Jogos de volta:

Terça-feira 18 de abril

Leicester - Atlético Madrid

Real Madrid - Bayern Munique

Quarta-feira 19 abril

Monaco - Borussia Dortmund

Barcelona - Juventus

Sorteio das semifinais: Sexta-feira 21 abril

Semifinais, jogos de ida: 2 e de 3 maio

Semifinais, jogos de volta: 9 e 10 de maio

Final: sábado 3 de junho em Cardiff

çbur-pgr/fp/fa

Leia também