Sorteio da Libertadores 2020: quem são os cabeças de chave?

Clube infringiu dois artigos do regulamento da competição e multas mínimas são de 15 mil dólares
Clube infringiu dois artigos do regulamento da competição e multas mínimas são de 15 mil dólares

A Libertadores 2019 terminou de forma épica e inesquecível para o Flamengo, que voltou a levantar o principal título do continente após vencer o River Plate, de virada, na primeira final única da história do certame. Mas os preparativos visando a edição 2020 já estão em curso.

No próximo dia 23 de dezembro, a Conmebol vai realizar o sorteio das fases de grupos e da “pré-Libertadores” da edição 2020. E enquanto não se sabe como vai ficar a separação dos times, a certeza é que Flamengo e Palmeiras serão cabeças-de-chave no evento que será em Luque, no Paraguai.

Segundo levantamento feito pelo blog do jornalista Marcel Rizzo, do UOL, Flamengo, Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Peñarol (URU) e Palmeiras serão cabeças de chave. Grêmio e River Plate (ARG) também estão próximos de entrarem de adquirirem tal status, mas precisam garantir vaga diretamente na fase de grupos.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Que times estão classificados para a Copa Libertadores 2020?

E se o Tricolor Gaúcho está a detalhes de confirmar, através do Brasileirão, a sua vaga direta para a fase de grupos, o River Plate precisa bater o modesto Central de Córdoba na final da Copa da Argentina. Caso os campeões de 2017 e 2018 confirmem essas vagas, o último cabeça de chave será o Olímpia, do Paraguai, que ultrapassaria o Santos.

Como funciona o sorteio?

A Conmebol separa quatro potes distintos: o primeiro tem os times mais bem ranqueados pela entidade, seguindo as posições  do ranking para continuar separando os clubes nos potes 2, 3 e 4. O quarto pote recebe também equipes oriundas da fase de classificação prévia ao torneio (a famosa “pré-Libertadores). Ou seja: estar no pote 1 diminui a chance de enfrentar adversários mais fortes na fase de grupos.

A Conmebol irá divulgar o seu ranking atualizado em dezembro, dias antes do sorteio.

Leia também