Sociedade que administra o Benfica é acusada de fraude fiscal

A sociedade que administra o Benfica e vários de seus diretores foram acusados pela justiça de Portugal de fraude fiscal, anunciou nesta quarta-feira o clube, suspeito de ter criado um 'caixa dois' produzindo faturas falsas.

A Benfica SAD, encarregada da gestão do clube mediante seus sócios, "foi acusada de fraude fiscal", diz um breve comunicado dirigido a fisco português.

"Por inerência, membros que faziam parte de seu Conselho de Administração entre 2016 e 2020, um deles ainda no exercício de suas funções, foram igualmente acusados do mesmo delito, assim como de falsificação de documentos", acrescenta a nota.

Perguntada pela AFP, a Procuradoria Geral da República de Portugal "confirma unicamente a existência de uma investigação (...) sobre fatos passíveis de configurar um crime de fraude fiscal", rechaçando citar os nomes envolvidos.

Segundo a imprensa portuguesa, os principais suspeitos seriam Luis Filipe Vieira (presidente do Benfica entre 2003 e 2021), assim como Domingo Soares de Oliveira (atual presidente da sociedade Benfica SAD).

bcr/tsc/lve/dr/cb