FIFA 2012 revoluciona arte de jogar futebol

Kauê Vieira, AreaH
Yahoo! Esportes

Um dos jogos mais aguardados do ano finalmente foi lançado no Brasil. O FIFA 2012 chega ao mercado com intuito de se consolidar como principal simulador de futebol do mundo. Disponível para Play Station 3, Xbox 360, PC, Nintendo Wii e 3DS, PSP, Mac e até mesmo Iphones e Ipads, o game é garantia de diversão para os amantes do futebol.

Com Wayne Rooney, atacante do Manchester United e Kaká, meia do Real Madrid como estrelas principais, o FIFA traz diversas novidades e mais de 15 mil jogadores. O grande destaque segue sendo o Modo Carreira, onde o jogador tem a chance de treinar uma equipe e levá-la ao sucesso internacional. Ao assinar contrato com um dos times, o usuário fica responsável pela escalação do time e também pela contratação de reforços, porém o dinheiro disponível depende do 'status' de cada equipe.

Outra novidade está atrelada ao comportamento dos atletas, cada vez mais próximo do real. Por exemplo, se um determinado jogador permanecer muito tempo no banco de reservas, ele pode mostrar sua insatisfação. Isso acontece de duas maneiras, em uma conversa reservada, ou por meio de uma reclamação pública (para os jornalistas), o que influencia diretamente na moral do atleta e comprometimento com o clube. Por isso é bom tomar cuidado com quem fica no banco.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

 
Entrando em campo

A nova edição apresenta um leque extenso de novidades. As novas começam logo na narração, que mesmo sem uma versão para o português é um dos diferenciais do FIFA, ao todo são mais de 10 mil falas gravadas e atualizadas. O comentarista Andy Gray, que fazia parte do time desde 2006, foi substituído pelo ex- atacante inglês Alan Smith, que agora faz dupla com o já conhecido Martin Tyler.

Em partidas disputadas pelas copas, quem toma conta dos microfones é Clive Tyldesley, acompanhado por Andy Townsend. Os fãs ainda podem combinar seu narrador e comentarista predileto. 

Anunciado pela EA Games como grande vantagem do FIFA12, o Impact Engine, ou motor de impacto reproduz quedas e choques entre jogadores com precisão. Agora, uma dividida ou entrada dura são retratadas como nos gramados reais.  Diferente de outras versões, o jogador não conseguirá acertar com perfeição todos os carrinhos que tentar, além disso, os atletas estão sujeitos a mais contusões. Mais um detalhe interessante fica por conta das camisas dos clubes. É possível identificar as marcas de suor dos jogadores e em jogos chuvosos elas ficam molhadas de verdade.

A chamada inteligência artificial também recebeu atenção dos projetistas. Agora o comportamento dos jogadores está mais próximo da realidade. Esquentadinhos como Wayne Rooney e Carlos Tevez estão na mira dos árbitros e torcedores rivais, que podem recebê-los com certa hostilidade. Falando em torcida, ela ganhou um realce importante, agora é possível ver os torcedores com camisas dos clubes, cachecóis e não apenas com reações robóticas.

Futebol brasileiro


Os times brasileiros também marcam presença no game. Com o campeonato nacional licenciado, o FIFA possui equipes como Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Coritiba, Flamengo, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, todas com uniformes oficiais e jogadores atualizados. Ainda não é possível encontrar os estádios, porém cada equipe joga em uma arena semelhante à original.

FIFA vs. PES


Já não é de hoje que os criadores do FIFA e PES lutam pela liderança do mercado. Com rápido avanço da tecnologia, a guerra entre os dois games se torna cada vez mais acirrada. Os usuários, que recorrem às redes sociais e blogs para comparar qual é o melhor, são os que ganham com isso, já que dois ótimos jogos estão disponíveis. A seguir os pontos principais de ambos os games.

- EA Sports FIFA Football Club – O programa é uma espécie de rede social para integração dos amantes do FIFA. Nela é possível realizar partidas online, além de criar ligas e competir com os amigos.

- Agora no Pro Evolution Soccer é possível ver os jogadores aquecendo e o técnico comandando o time na beira do banco.

- Nenhuma liga foi adicionada ao FIFA e as da República Tcheca e Turquia foram removidas por problemas contratuais. Colômbia, Costa do Marfim, Egito e Peru agora integram o time de seleções.

- PES 2012 segue com narração de Silvio Luiz e comentários de Mauro Beting. O garoto propaganda do game é o atacante Cristiano Ronaldo. Na América Latina Ronaldo e Neymar aparecem juntos.

- A torcida é um dos problemas do PES, os estádios só ficam lotados em clássicos ou em decisões. Até os campos ingleses, onde não é comum encontrar assentos vazios, sofrem com este problema. Times como Manchester United e Barcelona jogam algumas vezes com estádios vazios.

O FIFA 2012 chega ao mercado custando em média R$170,00. Quem comprar o game leva também uma camiseta com os dizeres: 'Sou Fifeiro'. 

Veja mais notícias no AreaH




























Leia também