Sob chuva, Magnussen conquista em Interlagos sua primeira pole na Fórmula 1

Magnussen celebra pole em São Paulo

Por Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) - Kevin Magnussen conquistou a primeira pole position na Fórmula 1, em sua 100ª corrida pela equipe Haas, após uma classificação atingida pela chuva em São Paulo para a corrida sprint de sábado no circuito de Interlagos.

O dinamarquês estava na liderança quando George Russell rodou com a Mercedes e causou bandeiras vermelhas para interromper a sessão faltando oito minutos para o final e chuva caindo.

A equipe tinha calculado certo, Magnussen fez a volta com a pista ainda seca e sem chance de ninguém ser mais rápido do que sua volta de 1min11s674.

Max Verstappen, da Red Bull, com seu segundo título mundial já garantido mas com recordes a serem estabelecidos nas duas últimas rodadas da temporada, se juntará ao dinamarquês na primeira fila, enquanto Russell se classificou em terceiro, apesar de seu erro.

"Não sei o que dizer", declarou Magnussen, depois que a Haas, oitava geral e com um dos menores orçamentos do paddock, ficou com um piloto na frente e outro atrás. O companheiro de equipe de Magnussen, Mick Schumacher, cujo futuro é incerto, se classificou em último.

"Você está brincando", afirmou Magnussen pelo rádio da equipe quando lhe disseram que ele era o mais rápido quando as bandeiras vermelhas foram agitadas.

"Eu nunca, nunca me senti assim na minha vida. Não comemorem ainda, pessoal."

Sob o formato da corrida sprint introduzido pela primeira vez no ano passado, o piloto mais rápido na qualificação de sexta-feira conquista a pole para o livro dos registros, mesmo que não comece o GP principal de domingo na primeira posição.

O grid final é decidido pela sprint de 100 km, que também dá pontos aos oito primeiros.

O heptacampeão mundial Hamilton sofreu com a escapada de seu companheiro de equipe e começará a sprint em oitavo lugar.