Sky Brown quer competir no skate e no surfe em Paris 2024

Ainda aos 14 anos, Sky Brown tem o sonho de competir nas duas modalidades na próxima Olimpíada.
Ainda aos 14 anos, Sky Brown tem o sonho de competir nas duas modalidades na próxima Olimpíada. Foto: (Jean Catuffe/Getty Images)

Medalhista de bronze na modalidade skate park nos Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 2021, a nipo-britânica Sky Brown, de apenas 14 anos, revelou seu grande sonho para o próximo ciclo olímpico, de Paris no ano de 2024: disputar tanto no skate park quanto no surfe.

Em entrevista ao Globo Esporte, a multi-esportista contou que reconhece as dificuldades para que seu plano saia do papel e entre na prática, mas fará de tudo para que o sonho vire realidade: "Eu sei que vai ser difícil, são muitas competições, mas é meu sonho poder competir nos dois esportes em Paris".

Leia também:

Segunda edição com as modalidades que Sky Brown poderia competir, as Olimpíadas de Paris terão uma peculiaridade: o surfe não será disputado na França, apesar do país europeu ter boas praias com onda, inclusive fazendo parte do Circuito Mundial de Surfe, como Hossegor, mas, sim, no Taiti, na Polinésia Francesa, que fica no Oceano Pacífico. A distância pode fazer com que Sky Brown tenha de decidir entre uma das duas modalidades e não possa competir em ambas, mas ela é candidata à classificação: para o surfe, não são apenas os atletas da WSL que garantem suas vagas, a ISA (Associação Internacional de Surfe), realizará etapas em 2023 e 2024 e as melhores colocadas de cada continente, com exceção da América, levam as vagas.

No Brasil para a disputa do STU Open Rio, Sky Brown fez questão de tranquilizar os fãs e afirmar que está completamente recuperada do acidente que sofreu recentemente, quando caiu na pista de Tony Hawk, nos Estados Unidos e teve fraturas no crânio, no braço esquerdo e em dedos da mão direita: "Eu estou de volta 100%! Aquele acidente me fez ainda mais forte e melhor".