Skate estreia nas Olimpíadas com chances de medalhas para o Brasil

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 minuto de leitura
Sombra de um atleta do skate na instalação onde serão disputadas as provas da modalidade nos Jogos de Tóquio
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

Das ruas às Olimpíadas: o skate faz sua grande estreia olímpica em Tóquio, onde Estados Unidos, Brasil e Japão são os favoritos para os quatro títulos em disputa na capital japonesa.

O skate é um dos cinco esportes que estreiam nessa edição dos Jogos Olímpicos, ao lado do surfe, escalada, caratê e beisebol.

Duas modalidades estão no programa: "street", que consiste em fazer manobras numa pista com elementos do mobiliário urbano encontrados nas ruas, como corrimões, lombadas, rampas ou escadas, por exemplo. Já no "park" as manobras são realizadas em "bowls", grandes bacias de concreto que podem ter até três metros de profundidade.

Na modalidade "street", a estrela é o americano Nyjah Huston. Com o corpo repleto de tatuagens, ele tem 4,6 milhões de seguidores no Instagram.

Seus grandes adversários na briga pelo ouro são os japoneses Yuto Horigome e Sora Shirai.

Se Huston venceu o último Dew Tour (circuito de esportes radicais) em Iowa (principal competição nos Estados Unidos) em maio, ele foi derrotado por Horigome na Copa do Mundo em Roma em junho, com Shirai completando o pódio.

Os franceses Aurélien Giraud, 6º e 3º colocados no último Dew Tour, e Vincent Milou, 5º nesta competição, correm por fora na luta por um lugar no pódio.

Já na categoria feminina, as japonesas Aori Nishimura e Momiji Nishiya, a brasileira Leticia Bufoni (com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram) e suas compatriotas Pamela Rosa e a pequenina Rayssa Leal (13 anos) são as principais candidatas à vitória. Rayssa ficou com o terceiro lugar na Copa do Mundo de Roma.

A britânica Sky Brown, de 13 anos, filha de mãe japonesa, é uma das favoritas à medalha de ouro no "park", ao lado as japonesas Misugu Okamoto, de 15 anos, e Sakura Yosozumi.

No masculino, os principais candidatos são americanos Heimana Reynolds, Cory Juneau e Zion Wright e os brasileiros Pedro Barros e Luiz Francisco.

jde/ep/djm/psr

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos