Simone Biles está fora da final do individual geral

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 minuto de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
TOKYO, JAPAN - JULY 27: Simone Biles of Team United States looks on during the Women's Team Final on day four of the Tokyo 2020 Olympic Games at Ariake Gymnastics Centre on July 27, 2021 in Tokyo, Japan.(Photo by Fred Lee/Getty Images)
Alegando precisar cuidar de sua saúde mental, Simone Biles desistiu de participar da final por equipes. Foto: Fred Lee/Getty Images

A USA Gymnastics anunciou nesta quarta (28) que Simone Biles não participará da final do individual geral da ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio. Segundo a federação, a atleta passou por avaliações médicas e decidiu focar em sua saúde mental no momento.

Nesta terça, a norte-americana foi retirada da final por equipes depois de cometer uma falha em sua primeira tentativa, no salto. Inicialmente, a equipe dos Estados Unidos informou que a desistência aconteceu por “questões médicas”, mas a explicação foi colocada em xeque diante da desenvoltura apresentada por Biles na torcida por suas companheiras. Após a prova, a ginasta admitiu que está lidando com algumas dificuldades psicológicas.

Leia também:

"Depois do desempenho que tive, eu só não queria continuar. Preciso focar em minha saúde mental. Eu apenas acredito que a saúde mental é mais dominante no esporte agora. Precisamos proteger nossas mentes e corpos e não apenas seguir e fazer o que o mundo quer que façamos”, declarou em entrevista coletiva. "É uma m... pesada", resumiu.

Biles é uma das maiores ginastas da história e, nos últimos dias, desabafou sobre a pressão de ser apontada como favorita na modalidade. “Eu realmente sinto que às vezes tenho o peso do mundo sobre meus ombros. Eu sei que eu ignoro e faço parecer que a pressão não me afeta, mas às vezes é difícil”, escreveu no Instagram.

A USA Gymastics afirmou que Biles continuará sendo avaliada para determinar se disputará as finais dos aparelhos individuais na próxima semana. A norte-americana se classificou para as finais no salto, na trave e no solo.

Na final do individual geral, Biles será substituída pela também norte-americana Jade Carey.

A atleta norte-americana está disputando sua segunda Olimpíada. Na primeira, no Rio, em 2016, conquistou cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de bronze.

Confira o comunicado da USA Gymnastics:

Após avaliação médica, Simone Biles está fora da final do individual geral nas Olimpíadas de Tóquio para focar em sua saúde mental. Simone será avaliada diariamente para determinar se ela participará ou não das finais individuais que acontecerão na próxima semana. Jade Carey, que ficou com a nona melhor marca na qualificatória, participará em seu lugar na final.

Nós apoiamos completamente a decisão de Simone e a aplaudimos pela coragem de priorizar sua saúde. Sua coragem mostra, mais uma vez, porque ela é um exemplo para muitos.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos