Shaqiri diz que Suíça precisa de "atuação especial" para vencer Portugal de Cristiano Ronaldo

Jogador da Suíça Xherdan Shaqiri

Por Philip O'Connor

DOHA (Reuters) - Xherdan Shaqiri acredita que a Suíça tem todas as ferramentas necessárias para chegar às quartas de final da Copa do Mundo, mas precisará de uma atuação especial como equipe para vencer Portugal de Cristiano Ronaldo nas oitavas de final, na terça-feira.

Os suíços perderam de 4 x 1 em Lisboa quando as equipes se encontraram na Liga das Nações em junho, mas se recuperaram com uma vitória por 1 x 0 na partida seguinte. Para Shaqiri, nada disso importará em um jogo de mata-mata da Copa do Mundo.

"Para mim vai ser totalmente diferente, porque não é amistoso, não é Liga das Nações, a pressão é alta, e por isso agora é importante como os jogadores lidam com esta pressão", disse o jogador, de 31 anos, a repórteres neste domingo.

"Precisamos de uma atuação especial. Portugal, para ser honesto, eles são um bom time e para mim também são o favorito neste jogo, mas também conhecemos nossas qualidades. Tentaremos ter uma atuação boa e especial e tentaremos causar-lhes um monte de problemas no jogo".

O ponta Shaqiri marcou na vitória da Suíça por 3 x 2 sobre a Sérvia que classificou a equipe para o confronto com Portugal, e agora, com o início da fase de mata-mata, a aposta é ainda maior.

"A chave é realmente ter um desempenho especial de toda a equipe porque você sabe, somos a Suíça, não temos Cristianos em nossa equipe", disse Shaqiri, com um sorriso irônico.

"Como equipe, somos sempre bem-sucedidos e isto também será o mesmo neste jogo. Todo mundo (tem que) ficar junto. Se todos chegarem ao mais alto nível de seu desempenho, então tenho certeza que temos uma chance de passar por isso."