Sergio Pérez lidera treinos livres no GP de São Paulo de Fórmula 1

Max Verstappen, da Red Bull, nos boxes do autódromo de Interlagos

Por Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) - Sergio Pérez, da Red Bull, foi o piloto mais rápido no primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, nesta sexta-feira, com os três primeiros pilotos separados por apenas 8 milésimos de segundo.

Charles Leclerc, da Ferrari, teve o segundo melhor tempo, 4 milésimos mais lento que a melhor volta do mexicano, de 1min11s853, mas a marca do monegasco foi registrada mais tarde na sessão, quando os carros tiveram mais aderência.

O bicampeão mundial Max Verstappen, companheiro de equipe de Pérez, ficou 4 milésimos atrás de Leclerc.

A Red Bull está buscando sua 10ª vitória consecutiva neste fim de semana, enquanto Verstappen busca a 15ª vitória na temporada, o que seria um recorde. A equipe e o piloto holandês já venceram os dois campeonatos, de pilotos e de construtores.

O penúltimo fim de semana de corrida do ano está sendo disputado no formato sprint, com a qualificação ainda nesta sexta-feira para determinar o grid de largada para uma corrida de 100 km no sábado, que decidirá a ordem do grid de largada no evento principal, no domingo.

Verstappen venceu as duas corridas sprint anteriores da temporada.

O heptacampeão mundial do Reino Unido, Lewis Hamilton, que esta semana recebeu o título de cidadão honorário do Brasil, foi o quinto mais rápido com sua Mercedes, apenas um milésimo de segundo mais lento que o quarto colocado, o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari. O companheiro de equipe George Russell terminou em sexto.

O tetracampeão mundial Sebastian Vettel, a caminho da aposentadoria após a última corrida em Abu Dhabi, foi o sétimo mais rápido com a Aston Martin e o também alemão Mick Schumacher foi o oitavo com a Haas.