Semifinal da Sul-Americana entre Coquimbo e Defensa é suspensa após casos de covid-19

·1 minuto de leitura
O técnico do Coquimbo de Chile, Juan José Ribera, durante a partida das quartas de final da Copa Sul-Americana contra o Junior Barranquilla no estádio Roberto Meléndez em Barranquilla, na Colômbia, no dia 9 de dezembro de 2020

A Conmebol suspendeu nesta quinta-feira o jogo de ida entre Coquimbo Unido, do Chile, e o Defensa y Justicia, da Argentina, pela semifinal da Copa Sul-Americana, devido ao isolamento que os argentinos devem cumprir no Chile após a detecção de casos de covid-19 no elenco.

A partida "está suspensa" e "será disputada na próxima terça-feira, dia 12 de janeiro, na cidade de Assunção, em horário e estádio a serem confirmados posteriormente", informou a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em um comunicado.

A suspensão foi motivada pela "decisão das autoridades chilenas de declarar todos os passageiros do voo charter da delegação do Defensa y Justicia como contatos próximos de positivos", devendo cumprir medidas de isolamento que impossibilitam a disputa do jogo que estava marcado para esta noite em Santiago.

Mais cedo, o Defensa y Justicia anunciou que nesta quinta-feira foram informados sobre os testes positivos para covid-19, feito no desembarque no Chile, de três jogadores: Washington Camacho, Francisco Pizzini e Rafael Delgado.

Uma fonte da Secretaria Regional de Saúde Metropolitana confirmou à AFP de Santiago que o novo protocolo determinado no Chile para a chegada de estrangeiros - estabelecido esta semana após a detecção no país de pelo menos dois casos da nova cepa britânica de coronavírus - modificado o critério de definição de "contatos próximos".

Neste caso, após a constatação do contágio dos três jogadores do Defensa y Justicia, todos os passageiros do voo que trouxe a delegação ao Chile foram considerados potencialmente infectados, obrigando-os à quarentena.

"Hoje foi apurado que eram três os infectados e também seus contatos próximos. A mudança na norma considera todo o avião como um contato próximo e essa mudança foi feita devido à nova cepa", explicou a fonte.

burs-gfe/aam