Sem Cristiano Ronaldo, Portugal irá usar amistoso para gerir desgaste e promover testes antes da Copa


O último teste de Portugal antes da Copa do Mundo será sem Cristiano Ronaldo. O astro português sentiu sintomas de gastrite na última quarta-feira e será preservado do amistoso contra a Nigéria, nesta quinta-feira (17). Mas não é apenas com a condição de CR7 que o técnico Fernando Santos está preocupado.

+ Os jogadores que estão no álbum, mas não vão para Copa do Mundo do Qatar

Como a competição será disputada no meio da temporada europeia, muitos jogadores chegam com desgaste físico, e o técnico de 68 anos não irá expor seus atletas ao limite no amistoso.

- Há algum cansaço acumulado. Já tínhamos falado disso. Temos que gerir bem a condição física. Em julho há jogadores que vão com ritmo, outros sem ritmo. Agora é quase a mesma coisa, alguns com paragem mais prolongada… O Cancelo é quem tem mais minutos tem. Até o dia 24 vamos gerir todas estas questões para estarem todos bem - declarou Fernando Santos em sua coletiva antes do jogo.

+ Veja tabela e simule os jogos da Copa do Mundo

Sem jogar em função de CR7, a seleção de Portugal pode entrar em campo contra a Nigéria com uma escalação alternativa, mais jovem e com um esquema tático mais leve. António Silva, surpresa na convocação portuguesa, deve fazer sua estreia na seleção nacional.

Ainda na defesa, Pepe deve ganhar alguns minutos no José Alvalade para aprimorar a condição física. O zagueiro era dúvida para a Copa do Mundo após sofrer uma entorse no joelho esquerdo durante a temporada.

- Ele está se recuperando. Treinou na última semana com o Porto, já com ritmos competitivos fortes. Está melhor, mas temos mais 10 dias para continuar melhorando, e amanhã terá algum tempo de jogo - atualizou Fernando Santos.

Pepe - Porto
Pepe - Porto

Pepe deve ganhar minutos contra a Nigéria (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

SEMELHANÇAS ENTRE NIGÉRIA E GANA

A estreia de Portugal na Copa do Mundo será no dia 24, contra Gana, às 13h (horário de Brasília). Com um calendário centrado para equipes europeias, os portugueses não estão habituados com o estilo de jogo africano.

Fernando Santos elogiou a escolha do adversário antes do Mundial no Qatar e apontou semelhanças e diferenças entre Nigéria e Gana.

- O futebol africano melhorou muito em termos estratégicos, táticos, tem muitos jogadores na Europa. Pela matriz futebolística, a Nigéria tem similaridades com Gana, jogadores rápidos, com ações individuais que exploram a velocidade do jogo, talentosos. De resto não, porque normalmente a Nigéria joga no 4-4-2, e Gana em 4-3-3 ou 3-5-2. Nesses aspectos são diferentes - ponderou.

Um dia após o amistoso, a comissão técnica e os jogadores portugueses irão embarcar rumo ao Qatar. No Grupo H, Portugal pode cruzar com a Seleção Brasileira nas oitavas de final caso termine em segundo lugar no grupo e o Brasil em primeiro no Grupo G, ou vice-versa.