Sem clube e sem agente? Irmãos ingleses ajudam atletas, gratuitamente, na busca por espaço no futebol

·4 minuto de leitura
Josh (direita) e Sam (Foto: Arquivo Pessoal]
Josh (direita) e Sam (Foto: Arquivo Pessoal]

É sabido que o caminho para quem quer viver do futebol é tortuoso. Um personagem valioso neste processo, embora muitas vezes controverso, é o agente ou empresário, responsável por construir algumas pontes. Mas nem todos os jogadores possuem um. Com esse cenário, resta buscar as melhores formas de exposição na procura por um contrato. Dado tal contexto, uma dupla de irmãos ingleses resolveu ser o “megafone” desta parcela de atletas que anseiam por um clube para atuar, e de forma gratuita.

O Playing Away From Home é um projeto, com site e Twitter, que tem por objetivo ser uma plataforma para os jogadores de futebol aumentarem a visibilidade por meio de texto ou vídeo. A ideia partiu dos irmãos Josh, 35 anos, e Sam McLoughlin, 28. Um trecho da referida página diz o seguinte: “seja um fã ou jogador de futebol tentado a buscar a sorte em algum local novo, este é o lugar para você”. O pontapé da empreitada aconteceu em maio de 2016.

Leia também:

"Somos grandes fãs de futebol e sempre quisemos fazer algo autoral de alguma forma. Pensamos em criar um site e uma página no Twitter com foco em jogadores e treinadores britânicos que jogam no exterior, pois achamos isso fascinante", conta o entusiasmado Josh. "Queríamos ouvir sobre futebol em diferentes países. Então, começamos a acompanhar o progresso dos jogadores e a entrevistar o máximo possível, abordando-os diretamente ou procurando o clube. Inventei o nome ‘Playing Away From Home’ e criei o logotipo junto ao meu irmão. Matthew McHugh, amigo nosso, ajuda na criação e edição de vídeos."

Com o tempo, alguns jogadores de futebol começaram a procurar os idealizadores da conta para ajudá-los a encontrar um clube. Josh e Sam tentaram ajudar de todas as formas, e a promoção pelas redes sociais foi a melhor alternativa para chamar atenção. "Comecei então a criar vídeos para ajudar ainda mais, e a editar os seus destaques, melhores momentos. Essas entrevistas e vídeos ajudam a dar a eles mais exposição. Os clubes podem encontrá-los quando não os teriam conhecido antes. O poder da mídia social é enorme", pontua Josh. “Agora tenho contato com treinadores, dirigentes, olheiros e clubes de vários lugares do mundo e tentamos ajudar sempre que podemos.”

Josh é formado em Administração de Empresas na Manchester Metropolitan University. Trabalhou como executivo de vendas no Manchester United e atualmente está na Rugby League World Cup. Sam cursou Economia na Newcastle University e trabalha para a Global Bridge. Nasceram em Preston, Lancashire, Inglaterra, e são torcedores do Preston North End, da segunda divisão inglesa.

Abidan Edwards, de 22 anos, foi um dos impulsionados por Josh e Sam nas redes do Playing Away From Home. O vídeo do goleiro teve mais de 26 mil visualizações e detalhava quem era, posição, idade, etc. Isso o levou a assinar um contrato com o AFC Bury, clube recém-criado por torcedores a partir do Bury FC, que havia sido expulso da Liga de Futebol Inglês por dívidas. Vale destacar: a busca não é por contratos milionários. O intuito é somente permitir que jogadores exerçam a sua profissão em algum lugar.

Goleiro Abidan Edwards conseguiu um clube através do projeto (Foto: RedLanternPhoto)
Goleiro Abidan Edwards conseguiu um clube através do projeto (Foto: RedLanternPhoto)

"Eu não diria que há qualquer constrangimento por parte dos jogadores em nos procurar. Eles querem apenas progredir na carreira. O marketing e as redes sociais são uma forma rápida e fácil de fazer isso. Eles geralmente me enviam e-mails, mensagens no Twitter ou LinkedIn", explica Josh.

Os planos estão sendo traçados no papel. Atualmente, o projeto também faz vendas de camisas e possui um podcast de entrevistas. No médio e longo prazo, o pensamento é, inclusive, contar com as próprias peneiras, com a presença de olheiros.

"Os empresários e agentes podem fazer um bom trabalho. Eles têm contatos e podem ajudar os jogadores de futebol. Mas existem muitas armadilhas em que os atletas podem cair. Os agentes podem prometer muitas coisas e até cobrar antecipadamente pelos serviços", reforça Josh. "Playing Away From Home oferece um serviço transparente. O que garantimos é que ajudamos um jogador de futebol a aumentar sua visibilidade, a maneira mais fácil de fazer com que alguém o note".

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos