Sem aglomeração em comemoração, beijo na bola e uso de máscara: veja o protocolo da Ferj

O Campeonato Carioca retornará nesta quinta-feira, com o confronto entre Flamengo e Bangu, no Maracanã. Nesta quarta, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) divulgou como será o protocolo "Jogo Seguro" na fase da volta dos jogos. Dentre os principais pontos estão o impedimento em beijar bolas, abraçar ou cumprimentar outros atletas e aglomerações em comemoração de gols.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Esportes no Google News

Além disso, no banco de reservas, todos devem ocupar as cadeiras de maneira intervalada e o uso de máscaras é obrigatório. O número máximo de membros da comissão será de cinco pessoas, sendo obrigatória a presença do médico, e mais 10 suplentes. Todos os gandulas vão usar máscaras e são responsáveis por higienizar as bolas de jogo. A federação vai priorizar quem já passou pela forma ativa da doença e se encontra IgG positivo, garantindo a não transmissibilidade do vírus.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também:

Veja como será o protocolo:

- Estádios:
Serão utilizados preferencialmente e sempre que possível Maracanã, Nilton Santos e São Januário, podendo serem utilizados outros estádios, desde que cumpram as mesmas diretrizes dos anteriormente citados. Os ambientes serão previamente desinfectados e higienizados para receber os jogos.

- Delegação:
Será composta de no máximo 40 pessoas, incluindo atletas, comissão técnica e todo staff envolvido.

- Chegada e saída:
Qualquer pessoa comprovadamente com doença em atividade ou suspeita clínica de COVID-19 terá seu acesso impedido ao Estádio. A chegada da delegação deve acontecer 60 minutos antes da partida e é preferível que os atletas sejam transportados em ônibus. A comissão técnica e de arbitragem deve ir em vans, admitindo-se a possibilidade do uso de veículo pessoal, sem acompanhante.

Os ônibus devem ser higienizados e desinfectados, com álcool em gel disponível na entrada e uso de máscaras durante todo tempo de transporte. As janelas devem permanecer abertas. Os motoristas devem concentrar junto com sua equipe e ser igualmente testados.

- Vestiários e campo:
O acesso aos vestiários só será permitido após ter sido executado a desinfecção por pessoas e empresa treinada para tal tarefa, sendo respeitado também a ação de desinfecção após o termino da partida, com a saída dos atletas e comissão técnica de tal recinto. Cada delegação terá direito a 32 (trinta e dois) passes para acesso ao seu vestiário.

Todos os indivíduos deverão utilizar máscara durante todo o tempo dentro dos corredores e vestiários. Deverá ser garantido o máximo de distanciamento entre os jogadores no interior dos vestiários, além de minimizar o tempo gasto lá dentro e priorizar atividades ao ar livre.

- Entrada dos times:
Os times não devem utilizar o túnel de acesso ao campo ao mesmo tempo, devendo a prioridade ser da equipe mandante. Estão proibidos crianças e mascotes. Não haverá foto oficial antes da partida, o cumprimento com apertos de mãos entre jogadores e arbitragem e troca de flâmulas.

- Banco de reservas:
As cadeiras do banco de reservas deverão ser ocupadas de maneira intervalada, preservando distanciamento seguro entre os jogadores. Caso não seja possível acomodar a todos os jogadores e comissão, estes últimos devem ser alocados em cadeiras ao lado do banco, também de forma distanciada. O uso de máscaras é obrigatório para todos.

O número máximo de membros da comissão será de cinco pessoas, sendo obrigatória a presença do médico. O número máximo de jogadores suplentes no banco de reservas será de 10 atletas.

- Imprensa:
Não haverá contato da imprensa em campo ou qualquer outra localidade com os jogadores e/ou comissão técnica.

- Cuidados durante as partidas:
Todos os gandulas devem usar máscaras e serão responsáveis por higienizar as bolas de jogo com produto apropriado. A federação vai priorizar quem já passou pela forma ativa da doença e se encontra IgG positivo, garantindo a não transmissibilidade do vírus.

Não serão permitidos atos como beijar bolas, abraçar e cumprimentar atletas do mesmo time e/ou time adversário, reuniões em grupo e outras aglomerações que não inerente as do jogo. Não será permitida comemoração de gol com aglomeração de jogadores e comissão técnica ou toques de mãos.

A reposição hídrica será dispensada de forma individual com material descartável, em mesas próximas ao campo. Será proibido uso de squeezes. Médicos, massagistas ou fisioterapeutas e maqueiros devem utilizar EPI adequado para o atendimento dos atletas.

- Testagem:
A concentração acontecerá 48h antes dos jogos. Será coletado Swab de orofaringe e nasofaringe com exame PCR para COVID-19 nos atletas e na comissão técnica, podendo ser acrescentados os testes de sorologia. Caso um atleta ou membro da comissão técnica tenha seu exame positivo (infecção em atividade), este será imediatamente isolado.

Poderão deixar de fazer o exame de PCR os atletas que comprovarem ter passado pela forma ativa da doença, e após ter tomados os devidos cuidados, apresentarem IgG positivo. Atletas ou membros da comissão técnica e delegação com testagem IgG positiva para a COVID-19 deverão ter um aviso em seus crachás.

- Doping:
Não haverá solicitação de coleta de material para testagem de doping.

- Termo de consentimento:
Todos os profissionais envolvidos nos jogos deverão assinar Termo de Consentimento Informado para o COVID-19, com esclarecimentos de deveres e risco.

- Policiamento:
O contingente de policiamento deve ser o mínimo adequado para a manutenção da ordem e da incolumidade física dos profissionais envolvidos no jogo de futebol. Todos devem usar máscaras. Os policiais serão parte de um grupo fixo e devem ser testados.

- Tempo técnico:
Não haverá parada técnica ou tempo técnico.

- Arbitragem:
Todos os membros da equipe de arbitragem serão previamente selecionados, monitorados clinica e epidemiologicamente e submetidos previamente aos testes para COVID-19 e cuidados estabelecidos para os demais.

Siga o Yahoo Esportes no Instagram, Facebook e Twitter e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Leia também