Selic: o que muda em sua vida com o aumento dos juros
A taxa bĂĄsica de juros estava inalterada desde agosto
Banco Central aumentou a Selic por causa da inflação
Investimentos e empréstimos são afetadas pela decisão do Copom
O Copom (ComitĂȘ de PolĂtica MonetĂĄria) do Banco Central se reuniu hoje para discutir a taxa bĂĄsica de juros da economia, a famosa taxa Selic. O ĂłrgĂŁo decidiu aumentar para 2,75% ao ano. O valor anterior, de 2% ao ano, jĂĄ estava em seu menor nĂvel desde o inĂcio da sĂ©rie histĂłrica, em 1986, e vigorava desde agosto de 2020.
A expectativa do mercado jĂĄ era por esse aumento principalmente em razĂŁo da inflação "nervosa"pela qual o Brasil passa no momento. No ano passado, o IPCA, Ăndice oficial do governo para medir a oscilação dos preços, ficou em 4,52%, o maior valor desde 2016, quando chegou a 6,2%.
Leia também:
Para este ano, a previsĂŁo do mercado Ă© de uma inflação de 4,6%. HĂĄ um mĂȘs, o nĂșmero estimado era de 3,6%. Ainda assim, a Ășltima projeção dos economistas estĂĄ dentro do limite tolerĂĄvel pelo BC. O centro da meta para 2021 Ă© 3,75%, com margem de 1,5 ponto para cima ou para baixo.
O que Ă© a taxa Selic?
Selic é a taxa båsica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado para financiamento de operaçÔes diårias, bem como parùmetro para empréstimos bancårios e outras transaçÔes. Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
Como a Selic Ă© calculada?
O valor é obtido por meio do cålculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituiçÔes financeiras brasileiras. Para definir a taxa Selic, o Copom (ligado ao Banco Central) faz oito reuniÔes por ano levando em consideração projeçÔes da atividade econÎmica, perspectiva para a inflação e outras variåveis.
Por que a taxa Selic Ă© importante
A taxa bĂĄsica de juros Ă© usada nas negociaçÔes de tĂtulos pĂșblicos emitidos pelo Tesouro Nacional (os investimentos no Tesouro Direto entram nessa categoria, assim como outros tipos de Renda Fixa) e serve como referĂȘncia para os bancos na hora de conceder emprĂ©stimos. Os juros do temido cheque especial tambĂ©m sĂŁo calculados a partir da Selic.
Assim, investidores do Tesouro Direto e Renda Fixa tendem a ganhar mais com a alta da Selic. JĂĄ quem quer pegar um emprĂ©stimo ou precisa financiar alguma dĂvida, terĂĄ problemas.
Quando a Selic cair, o efeito é exatamente o inverso. Empréstimos ficam mais convidativos e investimentos na renda fixa perdem o charme.
A relação da taxa Selic com a inflação
A taxa Selic surgiu em 1979 justamente num perĂodo que o paĂs enfrentava um cenĂĄrio caĂłtico de hiperinflação.
Agora, em 2021, para nĂŁo deixar a inflação sair do controle, o Banco Central utilizou desse artifĂcio antigo. Quando a Selic aumenta, fica mais caro para o consumidor tomar emprĂ©stimo dos bancos e consumir. Com esse "resfriamento" da atividade econĂŽmica, a tendĂȘncia que Ă© os preços possam se estabilizar. Num movimento contrĂĄrio, com uma economia estagnada e precisando de uma "injeção", o BC corta os juros bĂĄsicos para incentivar o consumo e investimentos no setor produtivo
Taxa Selic também impacta a poupança
O investimento preferido dos brasileiros também é atingido pelas reuniÔes do Copom, jå que seu rendimento, por definição, estå atrelado à taxa. Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança irå render 0,5% do valor depositado mais a Taxa Referencial (hoje em 0%). Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5%, a poupança vai render 70% da taxa båsica de juros mais a TR.
A próxima reunião do Copom deve acontecer daqui 45 dias para definir se a Selic permanece igual ou sofre alguma alteração.