Seleções estrangeiras trouxeram nova variante da Covid-19 para o Brasil durante Copa América

·1 minuto de leitura
Nova variante foi identificada após realização de partida em Cuiabá - Foto: Getty Images
Nova variante foi identificada após realização de partida em Cuiabá - Foto: Getty Images
  • Instituto identificou nova variante de interesse após realização de partida da Copa América em Cuiabá

  • Casos aconteceram após Colômbia e Equador duelarem na cidade, pelo torneio

  • Governo do estado e Ministério da Saúde foram alertados sobre o ocorrido

Uma nova variante do coronavírus foi trazida para o Brasil por seleções estrangeiras que disputaram a Copa América. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com o veículo, o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, examinou amostras colhidas no Mato Grosso em duas pessoas contaminadas. Foi identificada a variante de interesse B.1.621, até então inédita no Brasil.

Leia também

Os testes positivos foram feitos em um colombiano e um equatoriano. As seleções de Colômbia e Equador enfrentaram-se na Arena Pantanal, em Cuiabá, na abertura do torneio, no dia 13 de junho.

A possibilidade de novas cepas trazidas por jogadores e integrantes da delegação de outros países foi um dos principais motivos de críticas de autoridades e especialistas à realização da Copa América em território brasileiro.

Variante teria sido trazida por delegações de Colômbia e Equador (Silvio Avila/AFP via Getty Images)
Variante teria sido trazida por delegações de Colômbia e Equador (Silvio Avila/AFP via Getty Images)

A variante descoberta pela primeira vez no Brasil é originária da Colômbia, mas já foi registrada nos Estados Unidos e outras localidades da Europa. Variantes de interesse, como a B.1.216, são aquelas mutações que precisam ser acompanhadas mas que, até o momento, não trouxeram indicação de desenvolverem formas mais letais ou contagiosas da doença.

Após a identificação da nova variante, o Instituto Adolfo Lutz enviou alertas para o governo do Mato Grosso e ao Ministério da Saúde.

Mais de 100 casos ligados ao torneio

Durante o início da Copa América, a Conmebol elaborou balanços referentes aos casos de Covid-19 na competição. De acordo com o último divulgado, em 24 de junho, 166 pessoas ligadas ao torneio foram contaminadas.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos