Seleções africanas batem recorde de vitórias no Catar
A Copa do Mundo do Catar tem sido palco de diversas zebras. Ou seja, seleções que não eram consideradas favoritas conquistando vitórias sobre equipes tradicionais da história do torneio. E grande parte dessas zebras foram aplicadas por seleções africanas que, até aqui, vão fazendo um grande Mundial.
Um levantamento feito pelo perfil Opta Analyst, no Twitter, mostrou que essa é a Copa em que as seleções africanas mais venceram partidas. O levantamento começa no Mundial de 1978 quando houve a primeira vitória de uma equipe da África. Na ocasião, a Tunísia bateu o México por 3 a 1 na fase de grupos.
Leia também:
Depois, na Copa de 1982, a Argélia venceu duas partidas no torneio: bateu a Alemanha Ocidental e o Chile na fase de grupos. No entanto, mesmo com duas vitórias, não conseguiu a classificação para o mata-mata por causa dos critérios de desempate.
A partir da Copa de 1990, as seleções africanas passaram a vencer três ou quatro jogos por Mundial, com exceção de 1994, em que os times da África venceram apenas duas vezes. Veja a lista:
1990: 3 vitórias
1994: 2 vitórias
1998: 3 vitórias
2002: 4 vitórias
2006: 3 vitórias
2010: 4 vitórias
2014: 3 vitórias
2018: 3 vitórias
Em 2022, apenas na fase de grupos, os africanos venceram sete partidas. São duas vitórias de Senegal, duas de Marrocos, uma da Tunísia, uma de Gana e uma de Camarões. Recorde absoluto na história do torneio.
E esse número ainda pode aumentar, já que duas seleções do continente avançaram para o mata-mata: Senegal e Marrocos.
A equipe senegalesa joga neste domingo (04), às 16h, contra a Inglaterra no Estádio Al Bayt. Já Marrocos entra em campo na terça-feira (06), às 12h, no Estádio Cidade da Educação contra a Espanha.