Seleções pedem, e COI e Fifa estudam jogadores com 24 anos em Jogos de 2021

BEATRIZ CESARINI E PEDRO LOPES
Folhapress
*ARQUIVO* RIO DE JANEIRO, RJ, 01.08.2016 - Anéis olímpicos da Rio 2016. (Foto: Diego Padgurschi/Folhapress)
*ARQUIVO* RIO DE JANEIRO, RJ, 01.08.2016 - Anéis olímpicos da Rio 2016. (Foto: Diego Padgurschi/Folhapress)

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio em razão da pandemia de coronavírus, a Fifa e o Comitê Olímpico Internacional estudam uma possível permissão para que atletas que completarem 24 anos em 2021 possam participar da Olimpíada. A seleção brasileira, por exemplo, foi convocada pela última vez com 11 jogadores nascidos em 1997, que, portanto, correm o risco de ficarem fora da competição.

A reportagem apurou que federações, como a da Austrália, entraram em contato com as entidades organizadoras pedindo a exceção em virtude do adiamento da Olimpíada de Tóquio. Desde então, COI e Fifa estudam as possibilidades de uma mudança no limite de idade dos jogadores de futebol convocados para os Jogos.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

"A FIFA acredita firmemente que a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas em atividades esportivas devem sempre ser a maior prioridade e, como tal, saudamos a decisão de COI de hoje [terça-feira, 24]. Além da decisão do COI, a FIFA trabalhará com as partes interessadas relevantes para tratar de todos os principais assuntos relacionados a este reagendamento", explicou a Fifa, em comunicado oficial após o anúncio do adiamento da Olimpíada.

Há ponderações importantes que podem pesar na decisão de Fifa e COI. O futebol é um esporte coletivo e os jogadores são convocados por uma comissão técnica a participarem da Olimpíada, ou seja, a vaga é da confederação, do país. O caso é diferente ao de um atleta de esporte individual, que conquista uma vaga a partir de uma marca 'pessoal'.

A última convocação realizada pelo técnico André Jardine conta com 11 jogadores brasileiros nascidos em 97, ou seja, que completarão 24 anos em 2021. Nomes como Lucas Paquetá, do Milan, e Matheus Henrique, do Grêmio, estão entre eles.

Confira os atletas brasileiros nascidos em 97:


Goleiros


Cleiton (Red Bull Bragantino)

Lucas Perri (São Paulo)


Laterais


Ayrton Lucas (Spartak Moscou)

Caio Henrique (Grêmio)


Zagueiros


Gabriel (Lille)

Luiz Felipe (Lazio)

Lyanco (Torino)


Meias


Wendel (Sporting)

Maycon (Shaktar)

Matheus Henrique (Grêmio)

Lucas Paquetá (Milan)

Leia também