Seleção Brasileira: Raphinha comenta relação com Neymar e revela conselho do camisa 10


Começa nesta segunda-feira a preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Qatar. E um dos 26 convocados por Tite ostenta uma carreira meteórica com a Amarelinha, já que há apenas um ano ele fazia sua estreia e hoje é um dos titulares do time. Estamos falando de Raphinha, do Barcelona, que revelou a importância de Neymar nessa sua trajetória de rápido sucesso no selecionado.


> Seleção convocada! Veja os escolhidos de Tite para a Copa
> Veja a tabela da Copa do Mundo-2022 clicando aqui

Em entrevista ao GE, o atacante relembrou sua primeira convocação para a Data Fifa de outubro de 2021, com três jogos das Eliminatórias: Venezuela (estreia), Colômbia e Uruguai (estreia como titular). Contra a Celeste, inclusive, ele marcou duas vezes e praticamente selou seu destino dentro da Seleção canarinho. Tudo isso com a ajuda privilegiada do maior craque desta geração.

- Eu sabia que aquela convocação era uma oportunidade única que eu teria que agarrar com unhas e dentes. Consegui fazer os dois primeiros jogos muito bem, dentro daquilo que dava para ser feito na dificuldade dos jogos. Depois tive a oportunidade de jogar como titular contra o Uruguai, e eu sabia que também era uma oportunidade que eu teria que agarrar, tinha o nervosismo, mas depois da conversa que eu tive com o Ney no primeiro jogo, eu levei muito isso para meu primeiro jogo como titular. Naquele dia consegui fazer aquilo que eu queria fazer dentro do jogo, e graças a Deus fiz uma grande partida - declarou o jogador do Barça ao GE.

E o conselho do agora amigo Ney foi crucial para deixá-lo à vontade quando fosse entrar no segundo tempo do duelo com a Venezuela (terminou 3 a 1 para o Brasil). Segundo Raphinha, a dica dada pelo craque do PSG foi para fazer algo diferente, mostrar personalidade.

- Eu estava me preparando para entrar no jogo contra a Venezuela, que eu ia entrar no segundo tempo, aí ele, no vestiário, me perguntou se eu ia entrar. Eu disse que eu não sabia. Ele me perguntou se poderia me dar um conselho, e eu, obviamente, disse que sim. Pediria mais dez conselhos naquele momento se fosse possível - disse antes de completar:

- Ele me falou para eu ser eu mesmo, para jogar o futebol que me fez chegar à Seleção. O futebol que me fez estar ali naquele momento, para ir para cima, não baixar a cabeça se perder a bola. Por que se só passasse a bola para o lado teria milhões de jogadores para fazer isso. Para eu mostrar minha personalidade e fazer aquilo que eu sei. E escutar aquilo do Neymar, que é uma referência dentro e fora de campo, para mim foi uma honra imensa. Levo isso comigo até hoje.

Raphinha e Neymar - Brasil x Tunísia
Raphinha e Neymar - Brasil x Tunísia

Neymar e Raphinha contra a Tunísia (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Depois desse episódio e da convivência na Seleção Brasileira, Raphinha e Neymar ampliaram essa relação que evoluiu para amizade e agora eles trocam visitas em Paris e Barcelona.

- Fora de campo a gente se deu super bem também. Neymar é uma pessoa incrível, acolhedora. Como um dia foi acolhido, hoje ele acolhe os mais novos na Seleção, da melhor maneira possível. Ele me abraçou, me senti super acolhido, não só por ele. Mas com ele foi especial por ser uma pessoa que eu tenho como referência.

- Depois da minha primeira convocação, eu tive a oportunidade de ir duas vezes a Paris e fui ao encontro dele. E ele quando vem para cá (Barcelona), me avisa, a gente se encontra, janta, enfim, fora do campo a gente mantém uma relação muito boa. Para mim ainda é muito recente, poder chamar o Ney como um amigo próximo é uma honra imensa, porque é um dos caras em quem eu me inspiro, então estar jogando com ele é uma honra imensa - concluiu.

Raphinha já está com a delegação da Seleção Brasileira em Turim, na Itália, onde se prepara no CT da Juventus para a Copa do Mundo do Qatar. Os jogadores ficam por lá até sábado, quando embarcam para o Oriente Médio. A estreia do Brasil, porém, será no dia 24, diante da Sérvia. Neymar, no entanto, deve perder o primeiro treino nesta tarde por conta de um atraso em seu voo que parte de Paris-FRA.