Seleção Brasileira faz nove mudanças para Sul-Americano Sub-20; confira lista final


A CBF anunciou nesta quarta-feira a lista final para a disputa do Sul-Americano Sub-20, que acontece entre janeiro e fevereiro, na Colômbia. Após a relação apresentada no mês de dezembro, o técnico da Seleção Brasileira, Ramon Menezes, precisou fazer algumas alterações. Além disso, uma atualização da Conmebol permitiu a convocação de um 23º atleta.

Por não se tratar de uma Data-Fifa, alguns clubes não liberaram determinados jogadores, o que fez com que a Seleção Brasileira chamasse novos atletas. O Palmeiras, por exemplo, vetou a ida de Endrick e Giovani. O Flamengo, por sua vez, solicitou a permanência de Matheus França e Victor Hugo no Rubro-Negro. O Santos negou a convocação de Ângelo e Marcos Leonardo.

+ Tabela das primeiras fases da Copa Libertadores


Ao todo, são nove mudanças se comparadas as duas listas. Dos 22 nomes chamados na primeira convocação, Ramon Menezes terá 14 jogadores à disposição.

CONVOCADOS PARA O SUL-AMERICANO SUB-20

​Goleiros:
Kaíque (Palmeiras), Kauã Santos (Flamengo) e Mycael (Athletico-PR);

Laterais: Arthur (América -MG), André (Bahia), Kaiki Bruno (Cruzeiro) e Patryck (São Paulo);

Zagueiros: Douglas Mendes (Red Bull Bragantino), Robert Renan (Corinthians), Weverton (Cruzeiro) e Michel (Palmeiras);

Meio-campistas: Andrey Santos (Vasco), Marlon Gomes (Vasco), Ronald (Grêmio), Alexsander (Fluminense) e Guilherme Biro (Corinthians);

Atacantes: Stênio (Cruzeiro), Pedrinho (Corinthians), Giovane (Corinthians), Renan Viana (Athletico-PR), Luiz Guilherme (Palmeiras), Sávio (PSV-HOL) e Vitor Roque (Athletico-PR).

+ Gabriel Jesus, Antony, Endrick… Relembre os craques das últimas 10 edições da Copinha

Vitor Roque - Seleção Brasileira
Vitor Roque - Seleção Brasileira

Vitor Roque é um dos principais nomes do time de Ramon Menezes (Foto: Adriano Fontes / CBF)

Os jogadores se apresentam nesta quinta-feira na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no centro de treinamentos da Seleção Brasileira, e já farão o primeiro treino. O elenco ficará no Brasil até o dia 16, quando embarca para a Colômbia.

O Brasil está no Grupo A do Sul-Americano Sub-20, ao lado de Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru. A estreia será no dia 19, contra os peruanos, às 19h (de Brasília; 17h no horário local), no Estádio Pascual Guerrero, na cidade de Cali.

+ Messi, Benzema… Veja nomes do futebol europeu que já podem assinar com outro clube

JOGOS DA PRIMEIRA FASE

Peru x Brasil - 19/01 - 19h
​Argentina x Brasil - 23/01 - 21h30
​Brasil x Colômbia - 25/01 - 21h30
​Brasil x Paraguai - 27/01 - 21h30

SEGUNDA FASE

Os três primeiros de cada grupo se classificam para o hexagonal final, que será disputado entre os dias 31 de janeiro e 12 de fevereiro. Os quatro melhores do hexagonal final garantem vaga na Copa do Mundo Sub-20, entre maio e junho, na Indonésia. Os três melhores do hexagonal final jogarão o Pan-Americano, entre outubro e novembro, em Santiago, no Chile.

O Brasil é o maior vencedor do Sul-Americano Sub-20, com 11 títulos. A última conquista, porém, foi em 2011, com a geração de Neymar.