Segundo uniforme do Fortaleza para 2023 homenageia personagem de José de Alencar

Novo uniforme do Tricolor para 2023 (Matheus Lotif/Fortaleza EC)


Para a criação do segundo uniforme que será usado na temporada 2023, o Fortaleza utilizou como elemento de inspiração a personagem Iracema, criada pelo escritor José de Alencar e motivador, inclusive, de um monumento localizado na praia homônima da capital cearense.

Além da tradicional predominância do tom branco e uma faixa transversal com tons em azul e vermelho (fazendo alusão a faixa litorânea), as mangas da camisa possuem variação em vermelho e azul com detalhes nas mesmas tonalidades e estilo degradê onde as faixas terminam antes da linha da costura.

>Tite garante volta de Danilo e descarta Alex Sandro

As menções mais diretas a Iracema constam no uniforme do Leão do Pici em dois locais específicos. Além da imagem da estátua retratada na área da nuca, um selo de autenticidade também exibe os traços do monumento que foi erguido em 1995 e projetado pelo já falecido artista plástico Zenon da Cunha Mendes Barreto.

Segundo relatou ao site oficial do clube o Gerente de Projetos, Bruno Bayma, a ideia foi de exaltar todo o potencial e encantamento da cultura cearense no uniforme que será usado em caráter de visitante pelo Tricolor no próximo ano:

- O novo uniforme, a Glória 2023, traz consigo toda riqueza cultural do povo cearense, através da brilhante obra de José de Alencar que criou a personagem feminina mais decantada da nossa literatura e, hoje, se impõe como um dos mais icônicos símbolos de Fortaleza. O nosso novo uniforme vem com um faixa transversal que representa a nossa faixa litorânea, que tem como Guardiã, a Guerreira Iracema, que protege nossa capital.

Considerando os modelos infantil, juvenil, feminino e masculino, os valores de aquisição do uniforme via loja oficial do Fortaleza na internter variam de R$ 249,90 a R$ 299,90.