Schalke e Manchester United avançam na Liga Europa

Por Brian Homewood
Jogadores do Schalke 04 comemoram 16/3/17 REUTERS/Ralph Orlowski

Por Brian Homewood

ZURIQUE (Reuters) - O Schalke 04 se recuperou de uma desvantagem de dois gols para empatar em 2 x 2 com o também alemão Borussia Moenchengladbach para se classificar pelo critério de gols fora de casa para as oitavas de final da Liga Europa, enquanto o Manchester United superou o Rostov por 1 x 0 para também avançar nesta quinta-feira.

O gol de Juan Mata no segundo tempo fez do Manchester a única equipe inglesa ainda viva na competição ao vencer por 2 x 1 na soma dos dois placares contra os russos.

O Olympique Lyon eliminou a Roma com uma vitória de 5 x 4 na soma dos placares, apesar da derrota por 2 x 1 nesta quinta, enquanto o ex-campeão da competição Ajax também avançou, ao lado do Anderlecht e do Genk.

A participação das equipes russas nas competições europeias chegou ao fim depois que o Krasnodar não conseguiu manter uma posição promissora em casa, ao ser derrotada por 2 x 0 para o Celta e ser eliminada com 4 x 1 na soma dos placares. O Besiktas massacrou o Olympiakos por 4 x 1 (5 x 2 no agregado).

O Schalke, que foi em desvantagem para o intervalo graças a um chute desviado de Andreas Christensen e um disparo de 30 metros de Mahmoud Dahoud, foi ajudado por um gramado acidentado para superar o Gladbach.

O chute rasteiro de Leon Goretzka parecia ir na direção do goleiro do Gladbach Yann Sommer, mas atingiu uma imperfeição do campo e superou o suíço aos 9 minutos do segundo tempo. "É duro, não posso dizer nada além disso", disse Sommer.

Dahoud então passou a vilão pois seu toque com a mão na bola deu um pênalti ao Schalke, convertido por Nabil Bentaleb aos 23 minutos do segundo tempo, para dar aos azuis reais a classificação pelos gols fora de casa depois de um empate em 3 x 3 no agregado.

O Manchester United, que empatou na ida em 1 x 1 com o Rostov em um gramado complicado, precisou de um gol de Mata aos 25 minutos do segundo tempo.

O meia Paul Pogba saiu da partida lesionado no segundo tempo.