São Paulo se une a Botafogo, Corinthians e Santos e pode ficar sem Copa o Brasil
CBF mudou o regulamento da Copa do Brasil alterando os critérios de classificação para a competição nacional
As más campanhas de clubes tradicionais do futebol nos campeonatos estaduais pode fazer com que eles fiquem de fora da Copa do Brasil de 2024. Nessa lista estão o Botafogo, Corinthians, Santos, São Paulo e Vitória, por exemplo.
Isso porque a CBF mudou o regulamento da Copa do Brasil alterando os critérios de classificação para a competição nacional. Ao invés de seguir usando o Ranking Nacional de Clubes (RNC), a entidade vai usar a classificação dos estaduais para distribuir as vagas do ano que vem. Assim, 80 dos 92 clubes classificados serão conhecidos através das disputas locais.
Leia também:
As outras 12 vagas vão para campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Brasileirão, além dos times que conseguirem vaga para a Libertadores via Campeonato Brasileiro.
No caso dos paulistas, Corinthians, Santos e São Paulo, que foram eliminados precocemente do estadual, a vaga do Brasil só será conquistada da seguinte forma: disputar e vencer a Copa Paulista, competição para movimentar clubes sem disputas no segundo semestre, conquistar vaga na Libertadores via Brasileirão, conseguir o título da Copa do Brasil deste ano ou, no caso corintiano, ser campeão da Libertadores.
Já no Rio de Janeiro, o Botafogo vai disputar a Taça Rio, competição secundária disputada entre clubes que ficaram da quinta à oitava colocação do estadual. No caso de conquista desse título, a vaga para a Copa do Brasil do ano que vem está garantida.
Quem passa pelo mesmo drama é o Vitória, que precisa ganhar a Série B para garantir vaga na competição nacional. Já o Sampaio Correa torce para o Maranhão vencer o segundo turno do campeonato estadual para ir à Copa do Brasil no próximo ano.
Certo mesmo é que clubes tradicionais em seus estados como Campinense da Paraíba e CSA de Alagoas não estarão no torneio, já que não tem mais chances de garantir vaga.