Santos perde para o Fortaleza, que vai à Libertadores, na despedida do Campeonato Brasileiro


O Santos se despediu do Campeonato Brasileiro de 2022 neste domingo (13), diante do Fortaleza, com mais uma derrota na Vila Belmiro: 2 a 0. Com a vitória, a equipe nordestina terminou na oitava colocação e se classificou para a Copa Libertadores de 2023.

O resultado só não foi pior porque Red Bull Bragantino e Goiás, equipes que ameaçavam o décimo segundo lugar do Peixe no Brasileirão, também perderam seus jogos diante de Fluminense e São Paulo, respectivamente.

Santos x Fortaleza
Santos x Fortaleza

Fortaleza venceu e vai à Libertadores (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos volta a campo em janeiro para iniciar a temporada 2023. O Peixe está no Grupo A do Campeonato Paulista junto com Botafogo de Ribeirão Preto, Red Bull Bragantino e Inter de Limeira.

O Estadual começa no dia 15 de janeiro, mas a data de estreia do Alvinegro Praiano ainda não foi definida pela Federação Paulista.

O jogo

O Fortaleza começou melhor a partida e levou perigo ao gol defendido por João Paulo em uma sequência de bolas cruzadas contra a área alvinegra. Para sorte do Peixe, no entanto, nenhuma delas teve a conclusão correta.

A primeira chegada ofensiva do Santos aconteceu somente aos 16 minutos, com Marcos Leonardo chutando mascado e quase tirando o zero do placar após boa trama ofensiva iniciada pelo lateral Nathan.

O Santos passou quase toda a etapa inicial criando pouco e sofrendo com as bolas aéreas defensivas. Os pontos positivos foram a boa partida de Nathan e a presença de Carabajal um pouco mais como homem de criação.

Os times voltaram iguais para o segundo tempo, mas o que já era ruim para o Santos ficou pior após mais um cruzamento para a área. Desta vez, o desvio de Hércules encontrou Thiago Galhardo, que mandou para as redes e viu o VAR confirmar o gol: 1 a 0.

O interino tentou mudar o panorama sacando Sandry e Carabajal, este o melhor do Santos no jogo, para as entradas de Rwan Seco e Lucas Barbosa, mas viu o Fortaleza, que havia acabado de colocar Silvio Romero em campo, chegar às redes novamente, com Moisés: 2 a 0, despedida melancólica e gritos de "time sem-vergonha" ecoando nas arquibancadas.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 2 FORTALEZA


Data e hora: 13 de novembro de 2021, às 16h00 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sa (VAR-FIFA) (RJ)
Cartões amarelos: Zé Welison, Caio Alexandre (Fortaleza), Rodrigo Fernández (Santos)

GOLS: Thiago Galhardo (0 x 1), aos 21 e Moisés (0 x 2), aos 32 minutos do segundo tempo

SANTOS: João Paulo; Nathan (Tailson), Luiz Felipe, Maicon e Lucas Pires; Fernández, Camacho (Vinícius Balieiro) e Sandry (Rwan Seco); Carabajal (Lucas Barbosa), Ângelo e Marcos Leonardo.
Técnico: Orlando Ribeiro

FORTALEZA: Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Juninho Capixaba; Zé Welison, Caio Alexandre, Hércules (Ronald) e Romarinho (Moisés); Pedro Rocha (Lucas Sasha) e Thiago Galhardo (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda