Santos explica homenagem a Pelé no escudo

Coroa no escudo do Santos será utilizada apenas nos uniformes de jogo. Foto: (PEDRO ERNESTO GUERRA AZEVEDO/SANTOS FC)
Coroa no escudo do Santos será utilizada apenas nos uniformes de jogo. Foto: (PEDRO ERNESTO GUERRA AZEVEDO/SANTOS FC)

Se pairava alguma dúvida sobre como seria a homenagem do Santos a Pelé em seu escudo, o clube praiano tratou de sanar todo e qualquer questionamento sobre a utilização da coroa, em referência ao apelido de "Rei do Futebol", nos uniformes do clube da Vila Belmiro.

Em comunicado oficial emitido nesta quarta-feira, citando o estatuto do clube, o Santos informou que as categorias de futebol profissional masculino e feminino, além das categorias de base do clube e do futsal, utilizarão a coroa acima do escudo, colocada junto das duas estrelas, apenas nos uniformes de jogo. Nas peças utilizadas em treinos, ações de marketing e todo e qualquer outro material, o escudo permanece o tradicional, sem o adereço em referência a Pelé.

Leia também:

A coroa já está sendo usada no uniforme dos atletas que disputam a Copa São Paulo de Futebol Júnior, primeira competição de futebol que o Santos disputa neste ano de 2023. A partir do próximo dia 14, quando estreia no Campeonato Paulista, o elenco profissional do Santos também utilizará o adereço no uniforme.

Leia o comunicado oficial do Santos na íntegra:

"O Santos FC esclarece que, conforme determinado no novo Estatuto Social do Clube, aprovado pelo Conselho Deliberativo, a coroa em homenagem ao rei Pelé, acima do escudo oficial, será utilizada nas camisas de jogo do futebol profissional, feminino, de base e futsal. Nos demais materiais, o distintivo segue o tradicional, seja em uniformes de treino, ações promocionais, de marketing e na estrutura do Clube. O artigo 103 deixa claro: 'Fica estabelecido que a partir da data de 01 de janeiro de 2023 o SANTOS passará a utilizar em jogos de futebol profissional, amador e no Futsal, tanto na categoria masculina quanto na feminina, em todas as suas camisas, uma coroa sobre as estrelas existentes dos títulos mundiais, à título de homenagem permanente ao EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, 'Rei Pelé', e será considerada como Honraria em conformidade com Artigo 97.' Vale ressaltar também que o Estatuto explica, no artigo 4º, que o SANTOS tem como símbolos permanentes e inalteráveis, nas cores branca e preta, o distintivo, o pavilhão, o hino e os uniformes".