Santos desmente versão do Independiente sobre escalação de Kaio Jorge; Conmebol se posiciona

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·1 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

O Santos conquistou uma vitória muito importante na noite da última quinta-feira (15), ao bater o Independiente por 1 a 0 na Vila Belmiro, com gol do atacante Kaio Jorge. Este resultado colocou o Peixe em vantagem nas oitavas da Copa Sul-Americana, competição importante para o clube em termos esportivos e financeiros.

No início da tarde desta sexta, no entanto, o torcedor alvinegro ficou preocupado ao notar uma "movimentação" diferente do Independiente em relação à partida: aos olhos do Rojo, o Santos teria escalado Kaio Jorge, o autor do gol, de maneira irregular. O clube argentino afirmava que o atacante deveria cumprir suspensão por ter acumulado três cartões amarelos na fase de grupos da Libertadores, e que essa suspensão deveria ser cumprida justamente nesta partida, a estreia do Peixe na Sul-Americana.

Kaio foi o autor do gol | Santos v Independiente - Copa CONMEBOL Sudamericana 2021 | Pool/Getty Images
Kaio foi o autor do gol | Santos v Independiente - Copa CONMEBOL Sudamericana 2021 | Pool/Getty Images

Mas tudo não passou de uma tentativa "desesperada" do rival argentino. Pouco depois do Santos divulgar uma nota oficial tranquilizando seus torcedores, a própria Conmebol confirmou ao GE que o centroavante tinha condições de jogo para o duelo.

Confira, na íntegra, o comunicado do Peixe sobre a situação:

"O Santos FC esclarece que o atacante Kaio Jorge estava apto a jogar diante do Independiente, da Argentina, pela Conmebol Sul-Americana, na quinta-feira, dia 15, na Vila Belmiro. Para evitar qualquer dúvida, o Clube formalizou consultas oficiais à Conmebol em relação à escalação dos atletas Kaio Jorge e Camacho. Nas duas situações, a resposta da entidade, como o Santos já esperava, foi positiva em relação à escalação dos atletas. Kaio Jorge levou o terceiro amarelo na última partida do Clube pela Conmebol Libertadores, contra o Barcelona, no Equador, mas pelo artigo 75.3 do Código Disciplinar da Conmebol - "a suspensão imputada a um jogador, por acúmulo de cartões amarelos, em partidas distintas, em uma mesma competição, em nenhum caso será transferida para a outra competição". Já no caso de Camacho, o Santos FC está amparado pelo artigo 3.7.4.1 do Manual de Clube da Conmebol Sul-Americana. O Santos FC reitera que tanto o Departamento de Futebol, quanto o Departamento Jurídico, tiveram todo o cuidado prévio em cada situação, a fim de evitar prejuízos ao Clube".

Conmebol confirmou que Kaio Jorge estava apto a atuar na Vila | Pool/Getty Images
Conmebol confirmou que Kaio Jorge estava apto a atuar na Vila | Pool/Getty Images

Santos e Independiente estão disputando a fase de oitavas de final da Copa Sul-Americana. A partida de volta do confronto acontecerá já na próxima semana, na quinta-feira (22), às 19h15, em Avellaneda. O Peixe tem a vantagem por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0 e pode avançar para as quartas de final mesmo empatando a partida.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos