Santos anuncia saída de Luan Peres e acordo fechado com a Doyen

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


O Santos anunciou oficialmente a saída do zagueiro Luan Peres para o Olympique de Marseille, da França. Como se tratava de uma operação "casada" com a Doyen, o clube demorou para se manifestar oficialmente sobre o caso.

Confirme antecipado pelo Diário do Peixe, o Santos fez um acordo com a Doyen, resolvendo um problemas financeiros mais críticos do Santos na última década. Contraída em dezembro de 2013, para a chegada de Leandro Damião, a dívida passou os últimos sete anos sem resolução.

A última parcela – de 5 milhões de euros – deveria ter sido paga em setembro de 2019, mas o não-cumprimento pelo clube reabriu uma discussão judicial. Dos 15 milhões de euros pleiteados pela empresa na Justiça, houve uma redução de cerca de 45% desse valor. Pelo acordo, o Santos fará o pagamento até dezembro de 2023, ou seja, durante a atual gestão.

Baixe o app do Lance! A tabela do BR-21 estará sempre na sua mão

Desde janeiro o Santos FC vinha sofrendo bloqueios diários em suas contas devido à dívida com a Doyen. Durante algumas semanas de fevereiro e março, por exemplo, não entrou um só real nos cofres, até que foi obtida uma liminar liberando 15% e, posteriormente, 85% das receitas ordinárias, mas mantendo as receitas extraordinárias, como venda de atletas, totalmente bloqueadas. Com isso, o Santos sofreu, a cada mês, para honrar a folha salarial e os demais pagamentos no clube.

“Como se sabe, as receitas ordinárias do Clube ainda não estão à altura das despesas. E ainda temos uma série de dívidas a serem pagas. Dos dez grandes problemas financeiros, nove estão com acordos fechados agora. Vamos honrar esses pagamentos para garantir a reorganização financeira de nossa instituição”, afirmou o presidente do Santos, Andres Rueda.

A outra notícia do dia é que esse acordo só foi alcançado usando parte do dinheiro da venda do zagueiro Luan Peres para o Olympique de Marseille, da França. Para que o Santos aceitasse vender o atleta, o Club Brugge abriu mão de uma porcentagem da venda, e o empresário de Luan também não receberá o restante da comissão devida pela contratação do jogador pelo Santos, em janeiro de 2021. Além disso, vale ressaltar que o valor da venda é superior ao realizado no início deste ano.

"Sabíamos que 2021 seria um ano que doeria na carne do santista. É muito doloroso anunciar que perderemos Luan, o zagueiro que foi a primeira contratação da nossa gestão. Confiamos muito em seu futebol, mas, infelizmente, neste momento, foi a solução encontrada. Mesmo com todas as dificuldades, estamos conseguindo honrar os compromissos de curto prazo, como salários, direitos de imagem, todos em dia, além de impostos e acordos diversos”, completou Rueda.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos