Santos é goleado pelo Santo André na Copinha, avança em segundo e pega o São Bernardo na próxima fase

Orlando Ribeiro levou o Santos para a final na Copinha de 2022 (Foto: Ivan Storti/Santos)


O Santos perdeu para o Santo André por 3 a 0 na rodada final da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, jogo disputado na noite desta quarta-feira. Os gols do time do ABC foram marcados por Gabriel Ferreira, duas vezes, e Bruninho, em cobrança de pênalti.

Classificado na segunda colocação do Grupo 26, o Peixe enfrentará o EC São Bernardo nesta sexta-feira (13) pela segunda fase da competição. Em formato de jogo único, o duelo ainda terá horário e local definidos pela FPF. Quem vencer avançará na Copinha. Em caso de empate a decisão será nos pênaltis.


O jogo

O duelo começou com muito equilíbrio e empenho físico das duas equipes. Com vinte minutos, o Peixe chegou pela primeira vez com perigo com Weslley Patati. Pela esquerda, ele avançou para o meio e arriscou finalização que saiu com muita força, sobre a meta.

Aos 21 minutos, em jogada dos laterais santistas, Cadu inverteu o jogo para Kevyson que, mesmo de muito longe, arriscou com força para o gol. Da intermediária, ele soltou uma bomba que obrigou Gabriel Cabral a defender em dois tempos. Cinco minutos depois, Cadu, na meia-lua, chegou chutando com força, mas sem direção e mandou a bola pela linha de fundo, à esquerda do gol.

Com 28 minutos, foi o Santo André que abriu o placar no Bruno José Daniel após investida pela esquerda. Pato acionou Gabriel Ferreira, que invadiu a grande área e chutou rasteiro cruzado, superando o goleiro Edu Araújo para balançar as redes.

Com 31 minutos, Ivonei fez o Santos chegar com muito perigo. Com finalização muito forte, ele fez o goleiro adversário se esticar para defender no canto direito, jogando a bola para escanteio. Na cobrança, o próprio Ivonei cruzou na cabeça de Hyan, que subiu mais que os defensores, mas desviou por cima.

O segundo gol da equipe da casa aconteceu aos dez minutos depois do primeiro e, novamente, dos pés de Gabriel Ferreira. O camisa 16 aproveitou passe de Pato após bola recuperada no ataque e concluiu para as redes. Aos 42, o Peixe tentou responder com Fernandinho. De fora da área, ele arriscou finalização rasteira, que desviou na marcação e parou em defesa de Gabriel Cabral, que teve de se esticar.

A segunda etapa começou com pressão santista e, ainda aos dois minutos, após cobrança de escanteio de Ivonei, por pouco Hyan não diminuiu a desvantagem no placar. De cabeça, ele desviou à direita do gol. Aos 11 minutos, o Peixe trocava passes na entrada da área quando Gabriel Miranda arriscou para o gol. Mesmo com força, a bola parou em defesa segura do goleiro adversário.

Passada metade da segunda etapa, o Peixe chegou com perigo a partir de cruzamento de Cadu, pela ala direita. O lateral encontrou a cabeça de Ivonei, que escorou à esquerda do gol.

Pouco depois, em cobrança de escanteio pela esquerda, foi a vez de Ivonei encontrar a cabeça de Hyan, com cruzamento preciso no segundo pau. O camisa 5 chegou cabeceando na direção do gol e carimbou o pé da trave direita.

Com 34 minutos do segundo tempo, Patati fez boa jogada individual pela direita e acionou Ivonei, pelo meio. O camisa 8 do Peixe cortou seu marcador e arriscou com força para o gol, mandando a bola muito perto do ângulo esquerdo. Dois minutos depois, por muito pouco o Santos não marcou seu primeiro gol no jogo. Ivonei bateu de fora da área para defesa de Gabriel. No rebote, Souza tentou empurrar para a rede, mas o arqueiro se recuperou e fez outra defesa importante.

Nos acréscimos, o Santo André teve pênalti marcado a seu favor pelo árbitro José Guilherme Almeida e Souza. Na cobrança de Bruninho, a bola bateu na trave antes de morrer no fundo das redes e dar números finais ao confronto.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 0 X 3 SANTO ANDRÉ

Local: Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Data
: quarta-feira, 11 de janeiro de 2023
Horário: 19h30
Árbitro: José Guilherme Almeida e Souza
Assistentes: Bruno Silva de Jesus e Raphael de Albuquerque Lima

Cartão Amarelo: (STA) Caio, Gabriel Cabral e Marcos Vinícius; (SFC) Derick, Weslley Patati e Paulo César
Cartão Vermelho: (STA) Caio
Gols: (STA) Gabriel Ferreira aos 28′ e 38′ do 1ºT; e Bruninho aos 50′ do 2°T

Santos: Edu Araújo; Cadu (Gabriel Bontempo), Derick (Zabala) Jair (Thiago Balieiro) e Kevyson; Hyan, Matheus Nunes (Souza) e Ivonei; Weslley Patati (Diogo Correia), Fernandinho (Paulo César) e Gabriel Miranda. Técnico: Orlando Ribeiro

Santo André: Gabriel Cabral; Leonardo, Henrique Cayres (Gabriel Silva), Renan (Fuzil) e Lucas Serrano (Lucas Jesus); Caio, Pato, Jhonatas (Marcos Vinícius) e Bruninho; Cledson e Gabriel Ferreira. Técnico: Ari Mantovani