"Santo Graal" da NFL: conheça a história do troféu desaparecido há quase 100 anos

Leandro Tavares
·3 minuto de leitura
Brunswick-Balke-Collender Cup (Reprodução)
Brunswick-Balke-Collender Cup (Reprodução)

Um mistério envolve a NFL há quase 100 anos. Trata-se da Brunswick-Balke-Collender Cup, taça dada ao campeão da primeira liga profissional de futebol americano, em 1920. O que era para ser uma peça histórica, no entanto, tem sido motivo de uma pergunta sem resposta durante quase um século: onde está o troféu?

Isso porque a taça desapareceu desde que foi entregue ao Akron Pros, vencedor do campeonato inaugurau organizado pela American Professional Football Association (APFA), que nos anos seguintes se tornaria a NFL. O enigma em torno do paradeiro do troféu é tanto que o objeto foi chamado de “Santo Graal” dos esportes americanos pelo jornal The New York Times.

A história do troféu começa em 17 de setembro 1920. Nesse dia, treinadores e donos de equipes se reuniram em uma concessionária de automóveis na cidade de Canton, em Ohio, para criar a APFA – dois anos depois, a associação deu lugar à National Football League. Foi também na mesma data que a empresa Brunswick-Balke-Collender, atualmente chamada de Brunswick Corporation, se comprometeu em presentear o campeão da liga com uma taça de prata.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Esportes no Google News

“Doada pela empresa Brunswick-Balke-Collender para promover os interesses do futebol profissional americano”, dizia uma inscrição na taça, segundo o historiador da Brunswick Corporation, Joe Newell. A ata da reunião entre os gerentes das equipes descreveram-na como “uma xícara amorosa”.

De fato, o troféu lembra uma xícara com alças em cada lado. Infelizmente, a única foto conhecida do troféu, publicada em jornais da época, está longe de ser esclarecedora. O registro mostra a taça em uma imagem completamente granulada.

Além disso, ficou definido na mesma reunião que o troféu passaria de mãos para o vencedor de cada ano. A primeira equipe a vencer três edições consecutivas ficaria com ele em definitivo – o Green Bay Packers alcançou o feito em 1931, mas, óbvio, não ficou com troféu.

Mas, afinal, como a Brunswick-Balke-Collender Cup desapareceu?

Não há resposta para esta pergunta. O que se sabe é que o prêmio foi entregue ao Akron Pros em uma cerimônia em 30 de abril de 1921 com os gerentes das equipes no Portage Hotel, um edifício na cidade de Akron. Depois disso, tudo se torna uma verdadeira incógnita. Nem um registro sequer para indicar seu paradeiro. Para dificultar ainda mais, os Akron Pros foram extintos em 1929, sem vestígios de troféu.

“Neste ponto, as chances não são muito boas de que alguém o encontre”, disse em uma entrevista o ex-diretor executivo do do Hall da Fama do Futebol Profissional, Joe Horrigan.

Também não é possível garantir que o troféu passou de mãos em 1921 quando o Decatur Staleys, que nos anos seguintes viria a se tornar o Chicago Bears, venceu o campeonato. Nenhum registro histórico faz menção a isso.

“A NFL não tem ideia de onde está a Brunswick-Balke-Collender Cup. Os arquivos do Hall da Fama do Futebol Profissional em Canton, Ohio, contêm as atas originais datilografadas das reuniões da liga que autenticam a existência da Copa, batizada com o nome da empresa de artigos esportivos do início do século 20 que a doou. Mas a trilha esfria em 1921”, contou o The New York Times em janeiro de 2020.

Na verdade, parece que a própria liga não deu atenção ao assunto nos primeiros anos de “sumiço”. Tanto é que a NFL só foi criar um novo troféu para substituir o anterior em 1934. Este foi batizado de Ed Thorp Memorial Trophy, em homenagem a Ed Thorp, um notável árbitro.

Atualmente, o vencedor da NFL recebe o Vince Lombardi Trophy, entregue pela primeira vez na edição de estreia do Super Bowl, em 1967.

Já a Brunswick-Balke-Collender Cup talvez ainda seja um mistério para os próximos 100 anos.

Siga o Yahoo Esportes no Instagram, Facebook e Twitter

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos