Samuel Pupo conquista triagem estreia na elite do surfe mundial

O irmão caçula de Miguel Pupo participará, aos 16 anos, da terceira e última etapa da perna australiana do Circuito Mundial

A etapa de Bells Beach (AUS), que inicia nesta terça-feira, às 20h (horário de Brasília), será inesquecível para Samuel Pupo. Com apenas 16 anos, o irmão caçula de Miguel conquistou a triagem e, consequentemente, uma vaga na terceira etapa do Circuito Mundial.

A estreia do brasileiro, porém, não será fácil. O surfista de São Sebastião integrará ou a bateria cinco, com Kolohe Andino (EUA) e Jack Freestone (AUS) ou a seis, com o atual camiseta amarela John John Florence (HAW) e Jeremy Flores (FRA).

Miguel Pupo, 19º no ranking, está na segunda bateria do primeiro Round, contra o campeão de Gold Coast, Owen Wright (AUS) e Ezekiel Lau (HAW). Miguel aproveitou para celebrar, em suas redes sociais, a conquista do irmão caçula.

A etapa de Bells Beach, que se encerra dia 24 de abril, é a última da chamada perna australiana do WCT e, além de Samuel, contará com oito atletas brasileiros: Jadson Andre, Miguel Pupo, Gabriel Medina, Caio Ibelli, Adriano de Souza, Ian Gouveia, Filipe Toledo e Wiggolly Dantas. Ítalo Gouveia não participa da competição por estar se recuperando de uma lesão no tornozelo.

O atual campeão da etapa, Matt Wilkinson (AUS) está na primeira bateria, contra o brasileiro Jadson André (BRA). Na sétima bateria, o primeiro duelo brasileiro na etapa ficará por conta de Adriano de Souza e Caio Ibelli. O estreante no WCT, Ian Gouveia, encara, logo no primeiro Round, o eneacampeão mundial, Kelly Slater.

Após Bells, os melhores surfistas do mundo desembarcam no Brasil para disputar o Rio Pro que está de volta à Praia de Itaúna, em Saquarema. A etapa brasileira ocorre de nove a 20 de maio no Rio de Janeiro.

Adeus, Margaret River

A etapa de Margaret River esteve pela última vez no calendário do WCT. Uma nova regra da Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês), limita um máximo de duas etapas por região. Como Gold Coast e Bells Beach são mais tradicionais, optou-se pela retirada da competição do oeste australiano. A medida passa a valer a partir da próxima temporada.

Confira as baterias da primeira rodada de Bells Beach:

​1: Matt Wilkinson (AUS) X Mick Fanning (AUS) X Jadson André (BRA)
2: Owen Whight (AUS) X Miguel Pupo (BRA) X Ezekiel Lau (HAW)
3: Gabriel Medina (BRA) X Stuart Kennedy (AUS) X Leonardo Fioravanti (ITA)
4: Jordy Smith (RSA) X Kanoa Igarashi (EUA) X Nat Young (EUA)
5: Kolohe Andino (EUA) X Jack Freestone (AUS) X wildcard
6: John John Florence (HAW) X Jeremy Flores (FRA) X wildcard
7: Adriano de Souza (BRA) X Caio Ibelli (BRA) X Joan Duru (FRA)
8: Kelly Slater (EUA) X Josh Kerr (AUS) X Ian Gouveia (BRA)
9: Michel Bourez (TAH) X Connor O'Leary (AUS) X Ethan Ewing (AUS)
10: Joel Parkinson (AUS) X Adrian Buchan (AUS) X Frederico Morais (PRT)
11: Filipe Toledo (BRA) X Conner Coffin (EUA) Bede Durbidge (AUS)
12: Julian Wilson (AUS) X Sebastian Zietz (HAW) X Wiggolly Dantas (BRA)






















E MAIS: