Saldanha foi muito importante no tri

Yahoo Esportes
Seleção de 70
Seleção de 70

A importância de João Saldanha na conquista do tri: palavras dos tricampeões no México, há 50 anos.

GÉRSON, titular com João Saldanha (em 1969-70) e com Zagallo na Copa: “Ele foi muito importante pela coragem de assumir a Seleção em plena ditadura. Ele tinha um pé lá e outro aqui. Cabeça extraordinária. Experiência de vida extraordinária. Sem papas na língua, conseguiu assimilar isso tudo e levou pra dentro das quatro linhas sua amizade e sua camaradagem. Bom de papo pra caramba, discutia tudo, e ele liberava tudo sem problema nenhum. Teríamos sido campeões do mundo também com ele dirigindo a Seleção”.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Esportes no Google News

EDU, titular absoluto com Saldanha, perdeu a posição primeiro para Paulo César, e depois para Rivellino com Zagallo: “para mim o Saldanha foi muito importante na conquista do tri. Ele armou o time nas Eliminatórias. Um ataque fantástico com o Jair, Tostão, Pelé e Edu. Na entrada do outro treinador, ele mudou apenas duas peças. Com certeza nós seríamos campeões com o Saldanha.

Leia também:

TOSTÃO, titular com Saldanha, era reserva de Pelé até virar titular com Zagallo a um mês da Copa – “Ele foi muito importante na conquista. Saldanha era bem diferente do Zagallo. Era um humanista, via os detalhes, gostava de bater papo sobre vários assuntos, queria saber como o jogador estava em vários aspectos. O técnico ideal seria a soma do Saldanha com o estrategista Zagallo. Ele pegou o futebol brasileiro em baixa, em 1969. Ninguém estava acreditando na Seleção. Ele botou fogo na equipe e em todo mundo. Escalou os melhores jogadores. Teve sorte de pegar todo mundo em ascensão técnica em seus clubes. O time ganhou bem a a torcida ficou eufórica nas Eliminatórias com o desempenho da Seleção. Depois ganhamos da Inglaterra campeã mundial no Maracanã. Mas de repente aquela euforia sumiu em 1970, no começo do trabalho. Ele foi demitido e veio o Zagallo. O Brasil poderia ter sido campeão mundial sim com o Saldanha.

JAIRZINHO, titular com Saldanha e com Zagallo – “A Seleção de Saldanha foi uma, a do Zagallo foi outra. Mas ele nos ajudou muito a recuperar o prestígio da Seleção depois da humilhação de 1966 na Inglaterra.  Depois ele teve contratempo com a imprensa e foi destituído. Foram duas passagens distintas, mas ambas muito bem elaboradas e eficientes. Claro que o Brasil teria sido campeão no México com o Saldanha. Era tinha uma geração de jogadores de alto nível para escalar.

RIVELLINO, reserva com Saldanha, titular com Zagallo: “ele convocou os jogadores certos, na hora certa. Ele tinha uma visão inteligente de usar dois times fantásticos que eram o Santos e o Botafogo, e usá-los como base da Seleção. Ele enxergava o jogo do modo dele. Criou as Feras de Saldanha, em 1969, que foi bom para resgatar a confiança em nosso futebol. Mas ele tinha um problema: dificilmente mudava o time. Não dava chances pra outros jogadores atuarem.

LEÃO, disputava posição de titular com Ado com Saldanha até 17 de março de 1970, foi cortado por Zagallo antes da viagem para o México, e só voltou ao grupo campeão quando o ponta Rogério foi cortado: “Saldanha era tido como o Terrível, o cara que não tinha medo de nada. Nem de falar e nem de tomar atitudes. Tanto não tinha que eu não participei das Eliminatórias porque eu estava acabando de chegar ao Palmeiras. Mas em 1970 eu já estava convocado disputando com o Ado um lugar na Seleção. Dois goleiros jovens para a Copa. Saldanha não teve receio em nos chamar. Mas, infelizmente, para ele, e para nós dois goleiros, o Saldanha foi substituído e o Zagallo chegou com cinco novos jogadores. Inclusive um goleiro veterano que era o Félix. E ele trouxe claro para ser titular. Não entendi, mas aceitei. A lembrança que eu tenho do João era essa: raivoso, inquieto, e não dava colher de chá pra ninguém”.

Veja mais de Mauro Beting no Yahoo Esportes

Siga o Yahoo Esportes no Instagram, Facebook e Twitter e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Leia também