Saiba quem são os árbitros brasileiros na Copa do Mundo

Neuza Back é a primeira mulher brasileira na arbitragem (Divulgação Instagram / Neuza Back)


Sete brasileiros irão representar a arbitragem brasileira na Copa do Mundo do Qatar em 2022. Os árbitros indicados pela CBF foram Wilton Pereira Sampaio, da Federação Goiana de Futebol, e Raphael Clauss, da Federação Paulista de Futebol.

Além deles, estarão na Qatar os árbitros assistentes Bruno Boschilia,
Danilo Manis, Rodrigo Figueiredo e Neuza Inês Back, a primeira mulher brasileira a estar numa Copa do Mundo, ao lado de outras cinco. Inclusive, esta será a primeira Copa do Mundo da História em que mulheres estarão no quadro de arbitragem. Conheça um pouco mais dos escolhidos.

Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)

Wilton começou a arbitrar na Federação Brasiliense de Futebol e depois trocou para a Federação Goiana. Ingressou no quadro da Fifa em 2013 e esteve como árbitro de vídeo no Mundial de 2018 na Rússia. Em 2019 foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro. Neste ano, Wilton apitou a final da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians. Já esteve em jogos da Copa América, da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Ele tem 40 anos.

+ Fora do Brasil desde 2010, Neneca confia em Neymar e garante: ‘Qatar tem tudo para surpreender’

Raphael Clauss (Fifa/SP)

Clauss por muitos anos vem sendo considerado o melhor árbitro do Brasil, até ser desbancado por Wilton Pereira Sampaio que vive uma ótima temporada em 2022. Clauss faz parte do quadro de arbitragem da Federação Paulista, ingressando em 2014 no quadro da Fifa. Já apitou a final da Copa do Brasil, da Copa Sul-Americana e diversos jogos das Eliminatórias. Foi eleito o melhor árbitro do Brasileiro também em 2018.

Bruno Boschilia (Fifa/PR)

Árbitro assistente integrante da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) e pertencente ao quadro da Fifa desde 2014.

Bruno Pires (Fifa/GO)

Bruno Pires integra o quadro da Federação Goiana desde 2009, e da FIFA desde 2015 e já atuou em diversas partidas pelo Campeonato Brasileiro das Séries A e B e em competições internacionais.

Rodrigo Figueiredo (Fifa/RJ)

Com 39 anos, Figueiredo faz parte do quadro da Federação Carioca de Futebol. Já participou de seis finais de Copa do Brasil, da Copa América e esteve no Mundial de Clubes da Fifa.

Danilo Manis (Fifa/SP)

Danilo Manis está em sua primeira Copa do Mundo aos 41 anos. Ele integra o quadro da Federação Paulista de Futebol. Já esteve nas semifinais da Libertadores, no Mundial Sub-20. Tentou ser jogador de futebol quando mais novo, mas não conseguiu.

Neuza Inês Back (Fifa/SP)

Catarinense de Saudades, Neuza Inês Back será a primeira mulher brasileira a estar na arbitragem de uma Copa do Mundo. Aos 38 anos é considerada uma das melhores assistentes do Brasil e está no quadro da Federação Paulista de Futebol. Neuza esteve na Copa do Mundo Feminina em 2019, já participou de jogos importantes de Copa do Brasil, Libertadores e Copa Sul-Americana.

SAIBA QUEM FORAM OS ÁRBITROS BRASILEIROS EM COPAS

1930 - Gilberto de Almeida Rego
1950 - Alberto da Gama Malcher, Mário Gardelli e Mario Vianna
1954 - Mário Vianna
1962 - João Etzel Filho
1966 - Armando Marques
1970 - Airton Vieira Moraes
1974 - Armando Marques
1978 - Arnaldo Cezar Coelho
1982 - Arnaldo Cezar Coelho
1986 - Romualdo Arppi Filho
1990 - José Roberto Wright
1994 - Renato Marsiglia
1998 - Márcio Rezende de Freitas
2002 - Carlos Eugênio Simon
2006 - Carlos Eugênio Simon
2010 - Carlos Eugênio Simon
2014 - Sandro Meira Ricci
2018 - Sandro Meira Ricci
2022 - Raphael Clauss e Wilton Pereira Sampaio