Saiba quem foi Roy Keane, alvo de memes após criticar dancinhas da seleção brasileira

Roy Keane virou meme após criticar seleção brasileira. (Photo by Bradley Collyer/PA Images via Getty Images)
Roy Keane virou meme após criticar seleção brasileira. (Photo by Bradley Collyer/PA Images via Getty Images)

O Brasil foi para o intervalo do jogo contra a Coreia do Sul vencendo por 4 a 0, em partida válida pelas oitavas de final. Participando da transmissão do jogo pela ITV, emissora britânica, o ex-volante Roy Keane criticou as dancinhas feitas pelos jogadores da seleção após os gols marcados.

"Eu não consigo acreditar no que vejo. Nunca vi tanta dança. É como assistir ao Strictly [Come Dancing, espécie de Dança dos Famosos]. (...) Eu sei que tem o ponto da cultura, mas acho realmente desrespeitoso com o adversário. São quatro (gols) e eles fazem toda vez. A primeira dancinha ou seja lá o que façam, tudo bem. E então o técnico se envolve. Não fico feliz com isso. Não acho isso nada bom", disse Keane.

Leia também:

O comentário do irlandês viralizou na internet e foi rebatido pelos jogadores da seleção brasileira. Além disso, milhares de internautas relembraram as polêmicas de Roy Keane ao longo da carreira como jogador. E, claro, o ex-jogador entrou para a lista dos memes da Copa do Mundo.

Treta com pai de Haaland

Um dos principais memes é o da entrada de Roy Keane em Alf-Inge Haaland, pai do atacante Erling Haaland, em 2001, durante um clássico Manchester United x Manchester City. Os dois jogadores já tinham um histórico de discussão e, no meio da partida, Keane deu uma entrada violentísssima em Haaland. Dois anos depois, o norueguês encerrou a carreira.

Carreira polêmica

Keane é ídolo do Manchester United, clube em que foi contratado em 1993, após se destacar no Nottingham Forest. Entre 1997 e 2005, foi capitão da equipe. No entanto, ficou marcado por entradas duras e uma briga com o técnico Alex Ferguson o fez sair de Old Trafford. Na ocasião, Keane criticou publicamente colegas de equipe e o próprio treinador.

Keane jogou duas vezes contra brasileiros: perdeu do Vasco, no Mundial de Clubes de 2000, e venceu o Palmeiras no Mundial de 1999. Inclusive, o volante marcou o gol do título, após falha de Marcos.

Carreira como treinador e críticas a Fred

Keane se aposentou em 2006, após jogar uma temporada pelo Celtic, da Escócia. Após pendurar as chuteiras, se arriscou como treinador do Sunderland e do Ipswich Town. No entanto, não teve sucesso. Com isso, virou comentarista esportivo. E em outra fala polêmica, criticou Fred, volante da seleção que atua no Manchester United.

"Falta inteligência futebolística a Fred. [Ele] não é bom o suficiente e não faz o United voltar a competir no topo", disse o ídolo dos Red Devils.

Pela seleção da Irlanda, disputou a Copa do Mundo de 1994 e foi convocado para a de 2022. No entanto, pediu dispensa do Mundial realizado na Coreia e no Japão, após ser acusado pelo treinador Mick McCarthy de simular uma lesão às vésperas do torneio. Encerrou a carreira com 67 jogos e nove gols pela seleção.