Saiba quantos pontos o Palmeiras precisa para ser campeão do Brasileirão

Palmeiras venceu por 4 a 0 e faz as contas para conquistar o título do Brasileirão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


Apesar de ser cautelosa, a torcida do Palmeiras já faz as contas para o título do Brasileirão, que ficou ainda mais perto após a goleada por 4 a 0 sobre o Coritiba, na última quinta-feira, no Allianz Parque. Agora o Verdão tem quatro rodadas de vantagem (12 pontos) e sabe que será campeão quando atingir 78 pontos com mais quatro vitórias.

GALERIA
> Relembre a invencibilidade do Palmeiras fora de casa no Brasileirão

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Para chegar a este número mágico, a conta é bem simples. O vice-líder do campeonato, Internacional, tem 54 pontos, 12 a menos do que o Alviverde. Se o Colorado tiver 100% de aproveitamento nas próximas oito rodadas, ou seja, vencer todas elas, chega a, no máximo, 78 pontos e 22 vitórias acumuladas ao longo da competição.

Dessa forma, o Palmeiras não poderia mais ser alcançado quando chegar aos 78 pontos, mas desde que atinja 23 vitórias, pois o Inter também não poderia passar na frente com esse critério de desempate. Basicamente, se o Verdão vencer suas próximas quatro partidas, ele será campeão independentemente dos concorrentes.

Na verdade, a conta ainda mais segura, para não ter que ficar na dependência de critérios de desempate, seria a de 13 pontos nessas oito rodadas, que poderiam ser alcançados com quatro vitórias e um empate, aproveitamento pouco maior do que 54%, algo perfeitamente possível para quem perdeu apenas dois jogos em 30 rodadas e conquista 73,3% dos pontos que disputa no campeonato.

Em relação aos demais concorrentes, o Palmeiras também tem uma margem bem grande na tabela. Fluminense (3º) e Corinthians (4º) chegariam a, no máximo, 75 pontos, algo que o time de Abel Ferreira consegue alcançar com nove pontos, ou seja, três vitórias, e ainda poderia tentar um empate nos outros cinco jogos restantes para não deixar dúvidas ou depender de critérios de desempate na tabela.

O próximo desafio do Verdão rumo ao título brasileiro é diante do Atlético-GO, fora de casa, na próxima segunda-feira, às 18h30. O Alviverde vai entrar em campo já sabendo dos resultados dos jogos seus rivais pela taça, dessa forma pode até ser que a pontuação necessária possa até ter diminuído e "eliminado" uma rodada.

Pontuação necessária para o título:

Com mais 12 pontos - será campeão desde que vença, no mínimo, quatro jogos (chegaria a 78)
Com mais 13 pontos - será campeão independentemente dos critérios de desempate (chegaria a 79)