Saiba porque a Austrália disputa Eliminatórias na Ásia


A Austrália se tornou figura certa nas últimas Copas. inclusive, em 2006, encontrou o Brasil na fase de grupos. Mas o caminho da seleção até chegar ao Mundial costuma confundir muita gente. Localizada na Oceania, a Austrália disputa as Eliminatórias na Ásia. Mas qual o motivo para eles subirem de seu continente, que teoricamente é mais fácil, para disputar a vaga em um local mais concorrido? O LANCE! explica.

O futebol disputado na Oceania hoje é considerado amador. Apenas a própria Austrália e Nova Zelândia possuem ligas organizadas para fortalecer um pouco a prática do esporte na região. Além disso, é comum jogadores dessas nações estarem atuando em locais mais fortes, como o futebol europeu, em especial as divisões de acesso da Inglaterra.

+ Fora do Brasil desde 2010, Neneca confia em Neymar e garante: ‘Qatar tem tudo para surpreender’

Em 2005, a Austrália ciente que a disputa nivelada por baixo poderia prejudicar seu desempenho, sua federação fez o pedido e começou a integrar a AFC (Asian Football Confederation). Coincidentemente, aquela foi a última vez que atuou por seu continente, indo para a repescagem e eliminando o Uruguai, retornando a um Mundial depois de 32 anos - a Austrália só havia participado de uma Copa até então em 1974.

De lá para cá, desde que entrou na AFC, a Austrália participou de todos os Mundiais, avançando de fase em 2006, justamente quando ficou no grupo do Brasil e foi eliminada nas oitavas de finais pela campeã Itália. A ideia de desenvolver seu futebol subindo para a Ásia deu certo. Muitos jogadores se valorizaram e atingiram as ligas europeus.

Austrália x Peru
Austrália x Peru

Austrália venceu o Peru está na Copa do Mundo (Foto: MUSTAFA ABUMUNES / AFP)

Os australianos entenderam essa necessidade, até pelo fato da Oceania não possuir uma vaga direta para a Copa do Mundo. Desde que a Austrália saiu dessas Eliminatórias, a Nova Zelândia começou a ter mais chances. Tanto que em 2010 chegou ao Mundial, na África do Sul e pela primeira vez duas seleções da Oceania estavam na Copa do Mundo. Na repescagem, a Nova Zelândia eliminou o Bahrein.

+ Saiba quem são os árbitros brasileiros na Copa do Mundo

BOM PARA TODOS

E quem acredita que as seleções da Oceania ficaram chateadas com a saída da Austrália se engana. Para todos os lados acabou melhorando não ter a os Socceroos na competição, uma vez que quase todas as seleções são amadoras, com a Nova Zelândia semi amador e a Austrália a única profissionalizada.

Neste ano, a Nova Zelândia perdeu para a Costa Rica a chance de estar no Mundial. Nos anos em que a Austrália não esteve presente, em 2010, 2014 e 2018 e 2022, apenas os All Whites estiveram brigando por uma chance. Em 2014 foi eliminada pelo México e na repescagem para a Rússia foi eliminado pelo Peru.