Corinthians: saiba mais sobre o ex-presidente Alberto Dualib

Argentine and former Boca Juniors soccer player Carlos Tevez, right, looks at the jersey of the Brazilian team Corinthians as he poses for photographs next to its president, Alberto Dualib, left, in Sao Paulo, Thursday, Jan. 13, 2005. (AP Photo/Victor R. Caivano) **EFE OUT**
Alberto Dualib (à esquerda) ganhou o Mundial de Clubes de 2000 durante a sua gestão (AP Photo/Victor R. Caivano)

O empresário Alberto Dualib, que completa 100 anos em dezembro, nasceu em Glicério, cidade do interior de São Paulo, na região de Araçatuba, mas mudou-se para São Paulo aos 10 anos de idade. De de 1993 a 2007, período em que ocupou a presidência do do Corinthians por quatro mandatos, o time do Parque São Jorge conquistou dois Brasileiros e um Mundial.

Já está seguindo o Yahoo Esportes no Instagram? Clique aqui!

A passagem de Dualib pelo Corinthians foi vitoriosa, mas foi marcada também por escândalos financeiros e renúncia. Dentro de campo, porém, o time paulista conquistou, entre outros títulos, os Brasileiros de 1998, 1999 e 2005, além do Mundial de clubes da FIFA 2000.

Leia também

Parceria suspeita e renúncia

Dualib foi reeleito pela última vez em fevereiro de 2006, após uma série de protestos das torcidas organizadas. Em Julho de 2007, Dualib foi acusado pelo Ministério Público Federal de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha por sua participação na Media Sports Investment (MSI), antiga parceira do clube.

Em agosto de 2007, em reunião realizada pelo conselho do clube, foi definido seu afastamento do cargo por dois meses. Com a descoberta de novos fatos, um mês depois, Dualib decidiu renunciar ao cargo de presidente, encerrando um ciclo de poder de quase 14 anos.

Argentine and former Boca Juniors soccer player Carlos Tevez, center, looks as Corinthians President Alberto Dualib, left, talks to Kia Joorabichian, right, of the London-based group Media Sports Investments during the presentation of Tevez in the Brazilian team in Sao Paulo, Thursday, Jan. 13, 2005. (AP Photo/Victor R. Caivano) **EFE OUT**
Dualib (à esquerda) foi presidente do Corinthians de 1993 a 2007 (AP Photo/Victor R. Caivano)

Condenado em segunda instância pelos crimes

Atualmente, com quase 100 anos, Alberto Dualib ainda responde por crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha em ação penal da Justiça Federal. Foi processado também por crimes de formação de quadrilha e estelionato na Justiça Estadual. Em alguns crimes já foi condenado em segunda instância.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos