Saferj promove homenagem a personalidades do futebol carioca

Homenagem carrega o nome de Mário Jorge Lobo Zagallo (Foto: Divulgação)


Neste sábado, dia 12, às 10 horas, o SAFERJ (Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), irá homenagear personalidades que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do futebol carioca, ao longo da história do esporte no Estado do Rio.

A primeira cerimônia está marcada para o Centro de Treinamento do SAFERJ, em Guaratiba. Serão homenageados, com a medalha Mário Jorge Lobo Zagallo, os profissionais Abel Braga, treinador e ex-atleta; Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio; José Carlos Araújo, locutor esportivo; professor Paulo Figueiredo, um dos pioneiros na fisiologia esportiva, e Felipe Michel, ex-atleta e vereador na cidade do Rio de Janeiro.

+ Jogador 'lendário' no álbum da Copa do Mundo fica fora da lista final de seleção europeia

- A criação desta comenda é uma forma de reconhecer quem, de alguma forma, ajudou a escrever ricas páginas do futebol carioca, seja à frente ou atrás dos holofotes, dentro ou fora dos gramados. Esperamos que as pessoas agraciadas fiquem, verdadeiramente, honradas ao serem reconhecidas, ainda mais pela medalha levar o nome de um dos maiores vencedores da história do nosso esporte. Também é uma homenagem ao nosso mestre Zagallo – destacou Alfredo Sampaio, presidente do Sindicato dos Atletas.

A medalha leva o nome do carioca Mário Jorge Lobo Zagallo, um dos principais personagens do futebol mundial. Como jogador, Zagallo conquistou cinco títulos cariocas por Flamengo e Botafogo. Pela Seleção Brasileira, foram dois títulos mundiais (1958 e 1962).

+ Mãe de jogador que recusou Seleção Brasileira celebra convocação do filho para Copa

Como técnico, Zagallo foi campeão carioca por cinco vezes pelo Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. Além disso, também foi campeão brasileiro pelo Botafogo e campeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1970, além de coordenador técnico, no título mundial de 94, nos Estados Unidos.

- O Zagallo não é apenas um dos maiores futebolistas da história do Rio de Janeiro, como também do Brasil e do mundo. Teve passagens brilhantes pelos quatro clubes cariocas, além de representar nossa Seleção Brasileira, com maestria. Esperamos que a Comenda Zagallo consiga alcançar o peso do nome que leva. O SAFERJ é a casa do atleta e, agora, se sente honrado em poder homenagear, por meio do nome Zagallo, personagens e personalidades do nosso futebol – finalizou o presidente do SAFERJ.