São Silvestre 2022: Quem são os destaques brasileiros e gringos para a corrida

Rumo a 97ª edição, grandes atletas buscam vencer a prova na capital de São Paulo (Divulgação)


A 97ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre ocorre neste sábado, no dia 31, com a presença de grandes atletas e maratonistas. Entre os confirmados, estão destaques do cenário nacional, como Giovani dos Santos e Jenifer do Nascimento, e do cenário mundial, como o tanzaniano Joseph Panga e Kabebush Yisma, da Etiópia. Abaixo, o LANCE! apresenta mais nomes importantes da tradicional prova de 15km, realizada na capital de São Paulo.

A corrida da São Silvestre começa às 7h25, com início da categoria de cadeirantes. Em seguida, às 7h40, está marcado o início da prova para a elite feminina e, às 8h05, para a elite masculina. A prova será realizada nas principais avenidas da cidade, com largada na Avenida Paulista.

+ Mbappé recebe camisa de gigante brasileiro: saiba famosos que têm carinho por clubes do Brasil

Na categoria masculina, Giovani dos Santos, Ederson Vilela e José Márcio Leão são destaques brasileiros para a corrida. Hexacampeão da Volta da Pampulha, bicampeão da Meia Maratona Internacional de São Paulo e primeiro lugar da Meia Maratona Internacional de Guarulhos, Giovani chega no torneio com 41 anos, de olho em mais uma conquista.

Por outro lado, Ederson Vilela, de 32 anos, ficou com a medalha de ouro do Pan-americano de 2019, realizado em Lima, no Peru. Ele terminou na primeira posição, na corrida de 10km, e também é tricampeão do Troféu Brasil de Atletismo.

José Márcio foi o segundo melhor brasileiro na última São Silvestre, realizada em 2021. O esportista ficou com a quinta posição da elite masculina, atrás apenas do jovem Daniel Ferreira do Nascimento no cenário nacional.

+ Confira as movimentações do Mercado da Bola

Na elite feminina, Jenifer do Nascimento terminou a última São Silvestre em terceiro lugar, sendo uma das candidatas ao ouro nesta edição. Além dela, Franciane Moura, Amanda de Oliveira, Larissa Quintão e Mirela Andrade podem conquistar boas posições.

Os estrangeiros convidados para a prova também são candidatos às primeiras posições. Joseph Panga, da Tanzânia, Maxwell Rotich, Andrew Kwemoi e Moses Kibet, de Uganda, e Tesfaye Dibaba, da Etiópia, são alguns dos destaques da competição.

As atletas internacionais que farão parte da elite feminina brigam pelo pódio. Na última edição, as duas primeiras posições ficaram com estrangeiras, enquanto as cinco colocações subsequentes, com Jenifer fechando o pódio, ficaram com brasileiras.

São algumas atrações para o evento: Kabebush Yisma e Wude Aymer, da Etiópia; Vivian Kiplagati e Catherine Reline, do Quênia; Jackline Sakilu, da Tanzânia.

A São Silvestre é uma das corridas mais tradicionais do país. Além dos grandes atletas profissionais, amadores também podem se inscrever para participar da competição, que está na sua 97ª edição. Há algumas décadas, a corrida era acompanhada fervorosamente por ouvintes de rádio.