São Paulo elimina Fortaleza nos pênaltis, e Volpi reflete sobre jogo épico: 'Aprendizado'

Nathalia Almeida
·2 minuto de leitura

Encerrando o domingo (25) de futebol com chave de ouro, São Paulo e Fortaleza protagonizaram um duelo épico e memorável no Morumbi, valendo vaga nas quartas de final da Copa do Brasil 2020. Após o empate por 3 a 3 na Arena Castelão, o Soberano precisava somente de uma vitória simples para avançar, mas a verdade é que nada seria simples nesta eliminatória contra o Tricolor de Aço: novo empate por 2 a 2 na capital paulista, levando a decisão às penalidades. Seu desfecho viria apenas na 20ª cobrança, quando Léo sacramentou o 10 a 9 em favor dos donos da casa.

Herói da noite por suas defesas espetaculares durante os 90 minutos e pela intervenção que colocou o São Paulo em vantagem nas penalidades, Tiago Volpi deu uma entrevista bastante sóbria ao final do confronto. Entre felicidade e alívio, o goleiro tricolor fez uma autocrítica e pontuou sobre a queda de rendimento da equipe na metade da segunda etapa, permitindo os dois gols do Fortaleza que empataram a partida.

São Paulo avançou às quartas nas penalidades | ADRIANA SPACA/FramePhoto/Gazeta Press
São Paulo avançou às quartas nas penalidades | ADRIANA SPACA/FramePhoto/Gazeta Press

"Primeiro agradecer a Deus pela noite que a gente viveu aqui hoje, poder classificar. Acho que serve de um aprendizado muito grande, a gente sai contente pela classificação, mas a gente não pode sofrer tanto como a gente sofreu hoje em um jogo que estava sob nosso domínio. 2 a 0 a favor, controle do jogo, a gente acabou dando oportunidade pro Fortaleza empatar e no final quase custou caro a nossa classificação", afirmou.

Perguntado sobre a sensação de ser protagonista no Morumbi numa noite em que Rogério Ceni estava na casa como rival, Volpi se esquivou de comparações e reforçou o tamanho do ex-goleiro tricolor para o São Paulo: "Todo goleiro que jogar no São Paulo sempre vai ter essa lembrança do Rogério porque ele foi o maior de todos (...) Eu me sinto honrado de hoje vestir a camisa que foi dele por tanto tempo, então meu compromisso é cada dia fazer meu melhor para honrar, não só o Rogério, mas a instituição São Paulo, que é muito grande", concluiu.

2020 Brasileirao Series A: Sao Paulo v Fortaleza Play Behind Closed Doors Amidst the Coronavirus | Miguel Schincariol/Getty Images
2020 Brasileirao Series A: Sao Paulo v Fortaleza Play Behind Closed Doors Amidst the Coronavirus | Miguel Schincariol/Getty Images

Primeiro classificado às quartas de final da Copa do Brasil, o São Paulo já supera sua campanha de 2019 nesta competição, quando foi eliminado pelo Bahia nas oitavas. O Tricolor Paulista volta a campo já na próxima quarta-feira (28), pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, contra o Lanús na Argentina.