Liberado no BID, xodó de Ceni é enfim confirmado pelo São Paulo e vive expectativa de estreia já como titular


O São Paulo oficializou o sétimo reforço da temporada 2023: o atacante David foi anunciado pelo clube nesta quinta-feira (19). O Internacional cedeu às negociações, e o 'xodó' de Rogério Ceni chega ao Morumbi por empréstimo de um ano.

Mesmo antes de ter sido anunciado, o jogador viajou à Araraquara (SP) com o grupo para o duelo de logo mais contra a Ferroviária, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Ele já teve o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e será escalado como titular.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.


Veja tabela do Campeonato Paulista e simule os próximos jogos

O LANCE! adiantou que o Colorado aceitou liberar o atleta para o Tricolor após a retirada da proposta de compra definitiva feita pelo Red Bull Bragantino. A reportagem também apurou que o clube do Morumbi pagará R$ 1 milhão pelo empréstimo de um ano e o preço fixado pelo passe é de R$ 4 milhões.

O Massa Bruta só ficaria com o jogador se o São Paulo esgotasse suas possibilidades na negociação. Outros interessados na disputa por David, como o Coritiba, não tinham como arcar com os salários integrais e a taxa de empréstimo. O Tricolor não só pagará esta taxa, como também bancará os vencimentos do atacante.

A insistência por David foi motivada pela familiaridade dele com Rogério Ceni, conhecidos dos tempos de Cruzeiro e Fortaleza. O treinador enxerga o reforço como polivalente e gosta de seu estilo de jogo. Além de atuar como um centroavante, o atleta cai pelas pontas quando necessário.

- Estou muito feliz com esta oportunidade de fazer parte do clube. Que seja um grande ano para todos nós e eu possa encontrar logo a torcida no Morumbi - disse o novo atacante são-paulino.

- O David é um jogador que tem as características desejadas pelo nosso treinador e já conhece o sistema de trabalho desenvolvido pela nossa comissão técnica. Será muito bem-vindo ao nosso amado Clube - afirmou o presidente Julio Casares.

- O David é um atleta que monitoramos há algum tempo, desde a chegada do Rogério, com quem ele foi bem no Cruzeiro e no Fortaleza. Não conseguimos trazê-lo no ano passado, mas agora tivemos a oportunidade de acertar um empréstimo e adicionar mais uma opção ao nosso elenco - disse o diretor de futebol Carlos Belmonte.

David - BID
David - BID

David 'bidou' (Foto: Reprodução)

Veja como o São Paulo se movimentou no mercado da bola

HISTÓRICO

David Corrêa da Fonseca nasceu em Serra, no Espírito Santo, e iniciou a sua trajetória no futebol pelo Rio Branco-ES antes de chegar ao Vitória, da Bahia, onde despontou ainda jovem: foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2014 e surgiu como uma das revelações.

Pelo clube baiano, o jogador foi bicampeão estadual, em 2016 e 2017, e atuou em mais de 100 partidas pelo time principal, além de conquistar o prêmio de Revelação do Campeonato Baiano (2017) e integrar a Seleção da Copa do Nordeste (2017).

Em 2018, foi contratado pelo Cruzeiro e novamente ergueu dois troféus regionais, em 2018 e 2019, além de faturar a Copa do Brasil (2019). Foi pela equipe mineira que David teve a primeira oportunidade de trabalhar com o técnico Rogério Ceni, que o levou para o Fortaleza em 2020.

David disputou 112 partidas pelo clube cearense, balançou as redes 25 vezes, deu 12 assistências e fez parte de campanhas vitoriosas da equipe nos estaduais de 2020 e 2021. O jogador também foi uma das figuras importantes na trajetória do Fortaleza no Brasileirão de 2021, que resultou na classificação para a Copa Libertadores.

Em 2022, o atacante defendeu o Internacional antes de chegar ao Tricolor.

NEGOCIAÇÃO FOI DIFÍCIL

Há mágoas internas entre São Paulo e Internacional, e o negócio enfrentou resistência por parte dos gaúchos.

O primeiro caso de rancor aconteceu quando o time paulista atravessou as negociações com Nikão no início do ano passado, já que o Colorado tinha tudo acertado com o ex-atleta do Athletico-PR. Depois, o Inter tinha esperanças que o Tricolor ajudaria a chegar a um acordo com Igor Gomes, mas o meia acertou com o Atlético-MG.

O São Paulo chegou a encerrar as conversas por David, mas a insistência de Ceni pesou. Não só por gostar do jogador, mas por alegar que o elenco sofre com uma carência na posição. Das 12 saídas confirmadas, dois são atacantes: Éder e Bustos. As baixas deixaram a equipe com opções escassas para a reserva do centroavante Calleri.

Se depender de Rogério Ceni, o São Paulo não deve parar com buscas no mercado. Após a estreia contra o Ituano, pelo Paulistão, o treinador sinalizou que o clube precisa, por exemplo, de um lateral-esquerdo, posição que conta somente com Welington e Liziero (improvisado).

RAIO-X

DAVID

Nome completo: David Corrêa da Fonseca
Data de nascimento: 17/10/1995 (27 anos)
Local de nascimento: Serra (ES)
Posição: atacante
Altura: 1m80
Peso: 79kg

Clubes: Rio Branco-ES (2014), Vitória (2015-2017), Cruzeiro (2018-2019), Fortaleza (2020-2021), Internacional (2022) e São Paulo (desde 2022)

Títulos: Campeonato Baiano (2016 e 2017), Campeonato Mineiro (2018 e 2019), Copa do Brasil (2018) e Campeonato Cearense (2020 e 2021)

Premiações: Revelação do Campeonato Baiano (2017) e Seleção da Copa do Nordeste (2017)