Rybakina derruba Swiatek e vai às 4ªs no Australian Open

Tennis Australia


A número 1 do mundo e poderosa Iga Swiatek está eliminada do Australian Open. A cazaque Elena Rybakina, 25ª do ranking, foi a responsável pela surpresa neste domingo e garantiu vaga nas quartas de final.

A cazaque, campeã de Wimbledon, derrotou a polonesa campeã do US Open e de Roland Garros em 2022 e líder disparada do ranking, por 2 sets a 0 com um duplo 6/4 após 1h29min de duração na quadra Rod Laver Arena, a principal de Melbourne Park. Foi o segundo jogo entre elas e o empate da cazaque que havia perdido em 2021 em Ostrava, na Rep. Tcheca.

No primeiro set , Rybakina saiu quebrando em 2 a 0, mas logo sofreu o empate em 2 a 2. A quebra veio no sétimo game e Rybakina sustentou o serviço para fechar. No segundo a polonesa abriu 3 a 0 e tudo parecia se encaminhar para um terceiro set, mas a cazaque igualou, tornou a quebrar e fechou com firmeza.

Swiatek defendia semifinal do ano passado e perderá importantes pontos, mas vai manter uma grande diferença no ranking. Ela tem mais de 11 mil pontos e a vice-líder, a tunisiana Ons Jabeur, já eliminada do torneio, tem pouco mais de 5 mil. A cazaque vai indo no momento ao 16º lugar da tabela, lembrando que sua conquista em Londres não teve pontos computados no ranking.

Ela agora enfrenta a vencedora da letã Jelena Ostapenko e a americana Coco Gauff, sétima favorita e vice de Roland Garros.