Rússia e EUA vivem batalha diplomática por prisão de estrela do basquete

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 min de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
CHICAGO, ILLINOIS - OCTOBER 17: Courtney Vandersloot #22 of the Chicago Sky drives to the basket against Brittney Griner #42 of the Phoenix Mercury during Game Four of the WNBA Finals at Wintrust Arena on October 17, 2021 in Chicago, Illinois. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. (Photo by Stacy Revere/Getty Images)
Brittney Griner, estrela da WNBA foi presa por posse de óleo de Cannabis há três semanas. Foto: (Stacy Revere/Getty Images)

A prisão de uma jogadora de basquete americana na Rússia por posse de óleo de Cannabis está gerando um conflito diplomático entre os Estados Unidos e o país do Leste Europeu que, atualmente, está em processo de ataque militar e invasão contra a Ucrânia.

A jogadora, que estava atuando na Rússia enquanto está de férias da WNBA, liga de basquete feminino dos Estados Unidos, foi detida há três semanas e os norte-americanos, que trabalham nos bastidores para que sua liberação seja realizada, não conseguem acesso à jogadora nem pelo consulado do país.

Leia também:

Em entrevista à ESPN americana, o congressista Colin Allread afirmou que: "Penso que é realmente pouco usual que não tivemos acesso a ela através da nossa embaixada ou dos nossos serviços consulares. O sistema criminal da Rússia é bem diferente do nosso, muito opaco. Não sabemos exatamente onde o processo dela está. São três semanas dela detida e isso é extremamente preocupante".

A Casa Branca e o Departamento de Estado dos EUA estão trabalhando de forma ativa para que, diplomaticamente, seja realizado o retorno de Brittney. Por estratégia, o governo de Joe Biden não se pronuncia publicamente sobre o caso.

Há mais de seis anos, Griner tem o trajeto Estados Unidos-Rússia em seu calendário. Apesar de fazer parte do Phoenix Mercury e ser uma das estrelas do basquete feminino americano, ela atua pelo UMMC Ekaterinburg nos meses em que a WNBA não tem jogos.

Brittney Griner foi detida no último dia 17 de fevereiro, uma semana antes do ataque militar, em um aeroporto próximo a Moscou. A posse do óleo de Cannabis pode, na Rússia, gerar a prisão de até 10 anos.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos