Russa que eliminou brasileira supera desmaio e olho roxo até bronze no judô

·2 minuto de leitura
Russa Madina Taimazova foi medalha de bronze na categoria até 70kg do judô feminino em Tóquio (Foto: FRANCK FIFE/AFP via Getty Images)
Russa Madina Taimazova foi medalha de bronze na categoria até 70kg do judô feminino em Tóquio (Foto: FRANCK FIFE/AFP via Getty Images)

A russa Madina Taimazova, algoz da brasileira Maria Portela nas Olimpíadas de Tóquio, mostrou que é dura na queda. A judoca conquistou o bronze na categoria até 70kg do judô feminino depois de passar por maus bocados no tatame.

Todo esforço da russa ficou estampado no rosto. Ela encerrou as disputas com um olho roxo e muito inchado, além de ter desmaiado durante uma luta.

Leia também:

Na semifinal contra a japonesa Chizuru Arai, Taimazova já lutava com o problema no olho e, mesmo assim, resistiu a incríveis 12 minutos de golden score (espécie de prorrogação do judô). A derrota só veio depois que a russa "apagou", literalmente, no tatame – ela desmaiou durante uma imobilização aplicada pela rival e precisou sair carregada depois de receber atendimento médico.

Na luta seguinte, as condições não era menos adversas. A russa precisou passar por uma avaliação médica na Arena Nippon Budokan antes de ser liberada para enfrentar a croata Barbara Matic e iniciou o combate com uma proteção no olho ainda bastante roxo e inchado. 

Mesmo com tudo isso, Taimoza venceu depois de mais uma prorrogação e conseguiu garantir a medalha para o Comitê Olímpico Russo.

Polêmica em luta com brasileira

Apesar de toda essa superação, a trajetória de Madina Taimazova até o bronze foi marcada por uma vitória polêmica contra a brasileira Maria Portela, ainda na fase oitavas de final. Em luta de quase 15 minutos, ela venceu depois que a representante do Brasil foi desclassificada ao receber o terceiro shido (punição leve).

Acontece que, pouco antes, Portela havia conseguido um wazari, o que definiria a luta, mas o golpe não foi computado pelo juiz mexicano Everardo Garcia, mesmo após consulta ao árbitro de vídeo.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos