Rostov x United e Lyon x Roma são duelos mais esperados das oitavas de final da Champions

O técnico do Manchester United, José Mourinho, em Manchester, em 4 de março de 2017

O Manchester United de José Mourinho visita o Rostov russo, nesta quinta-feira, pela partida de ida das oitavas de final da Liga Europa, uma fase que também será marcada pelo duelo estelar entre Lyon e Roma.

"É um sorteio ruim em todos os níveis, é longe e complicado", declarou Mourinho sobre a longa viagem até a cidade russa.

O Rostov, atual vice-campeão russo, já derrotou grandes clubes do futebol europeu nesta temporada -Bayern de Munique e Ajax na Champions- e vem de goleada por 6 a 0 sobre o Tomsk, no campeonato local.

"É difícil de acreditar que vamos jogar neste campo, se é que podemos chamar de campo, amanhã (quinta-feira). Eu esperava alguma coisa mais praticável. Em um campo similar na China contra o Manchester City, na pré-temporada, decidimos não jogar, agora teremos que fazer isso", se queixou nesta quarta-feira Mourinho, em coletiva de imprensa.

Após conquistar a Copa da Liga inglesa, o United, sexto colocado na Premier League, empatou em 1 a 1 no último fim de semana contra o modesto Bournemouth.

Já o duelo Lyon-Roma tem pinta de Liga dos Campeões. O clube francês colocou como objetivo o título da Liga Europa para voltar a disputar a Champions na temporada passada, já que está a 15 pontos de distância do pódio do Campeonato Francês (os três primeiros se classificam).

O clube italiano, consolidado na segunda colocação da Serie A, passa por má fase, com três derrotas nos últimos quatro jogos, contando todas as competições, a última para o Napoli em casa (2-1).

O técnico Luciano Spalletti voltará a apostar em sua dupla de ataque, formada pelo egípcio Mohamed Salah e pelo bósnio Edin Dzeko, com o eterno capitão Francesco Tottti esperando sua chance no banco.

As oitavas de final da Liga Europa incluirá duelos nacionais, entre eles um clássico do Ruhr entre Schalke 04 e Borussia Monchengladbach, separados por menos de 100 quilômetros e que olham para a competição continental como oportunidade de apagar as más campanhas no Campeonato Alemão (13º e 9º colocado, respectivamente).

Na Bélgica jogarão Gent, que eliminou o poderoso Tottenham, e Genk.

Com a eliminação na rodada anterior de Villarreal e Athletic Bilbao, o Celta de Vigo se tornou o último representante espanhol vivo nas oitavas. Por uma vaga nas quartas, enfrentará o Krasnodar russo, em Vigo.

- Programação desta quinta-feira na Liga Europa:

(15h00) Apoel Nicosia (CYP) - Anderlecht (BEL)

Rostov (RUS) - Manchester United (GBR)

Copenhague (DIN) - Ajax (HOL)

(17h05) Celta de Vigo (ESP) - Krasnodar (RUS)

Schalke 04 (ALE) - Borussia Mönchengladbach (ALE)

Lyon (FRA) - Roma (ITA)

Olympiakos (GRE) - Besiktas (TUR)

Gantes (BEL) - Genk (BEL)

Nota: as partidas de volta serão disputadas em 16 de março.