Rooney pendura chuteiras para se dedicar somente ao cargo de técnico do Derby County

·1 minuto de leitura
Wayne Rooney após a vitória do Derby County na terceira fase da FA Cup em 5 de janeiro de 2020

O astro do futebol inglês Wayne Rooney, até então treinador-jogador do Derby County, decidiu pendurar as chuteiras, para se dedicar exclusivamente à gestão da equipe da segunda divisão inglesa, anunciou a entidade nesta sexta-feira.

Rooney, de 35 anos, assinou um contrato de dois anos e meio até 2023. Desde a demissão do treinador holandês Phillip Cocu em novembro de 2020, o ex-capitão da seleção inglesa ocupou o cargo de técnico interino, combinando com a função de jogador.

O artilheiro da seleção da Inglaterra (53 gols em 120 jogos) "optou por encerrar sua ilustre carreira de jogador para se concentrar totalmente em seu trabalho de treinador", disse o 22º colocado (de 24 clubes) do Championship.

No Derby County há um ano, Rooney disputou 35 partidas. Ele será acompanhado no banco de reservas por seu ex-companheiro de equipe Liam Rosenior, que atuará como auxiliar, e pelo ex-goleiro da seleção irlandesa Shay Given.

O primeiro jogo da nova comissão técnica está marcado para sábado, em casa contra o Roterham United (23º), duelo crucial entre duas equipes que lutam para evitar o rebaixamento.

Rooney, nascido em Liverpool e revelado no Everton, jogou pelo Manchester United entre 2004 e 2017, marcando 253 gols, um recorde nos Red Devils, em 559 jogos.

Ele então retornou ao Everton e cruzou o Atlântico em 2018 quando se transferiu para o DC United, sua última experiência antes do Derby.

Clube tradicional do futebol inglês, o Derby County conquistou o campeonato inglês duas vezes e uma Copa da Inglaterra.

jw-dga/fbr/pm/aam