Romário, Ronaldo, Ibra: os melhores 9 da história do Barcelona

Goal.com

O Barcelona é um dos clubes que mais teve craques em sua história, em todas as posições. E a camisa 9 blaugrana já foi vestida por grandes nomes do futebol mundial, que deixaram sua marca com gols e títulos para o clube.

A Goal listou os 20 melhores centroavantes da rica história do Barça. Confira.

20. SÁNDOR KOCSIS

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio
Kocsis Sándor
Kocsis Sándor

Depois de triunfar no Honved, em Budapeste, onde marcou 177 gols, o atacante húngaro chegou a Barcelona com status de estrela e não decepcionou. Com a camisa blaugrana, marcou 41 gols e venceu duas LaLigas, duas Copas do Rei e participou da conquista de uma Copa de Ferias, entrando na história do Barça.

19. SONNY ANDERSON

Sonny Anderson Barcelona
Sonny Anderson Barcelona

O brasileiro foi uma das maiores decepções do Barça nos anos 1990, pois as expectativas eram muito altas. Em duas temporadas no Camp Nou, foram duas LaLigas e uma Copa do Rei, com 16 gols em 47 partidas.

18. EULOGIO MARTÍNEZ

EULOGIO MARTÍNEZ
EULOGIO MARTÍNEZ

O paraguaio marcou uma época que era díficil jogar no Barcelona. Foram 18 gols e dois títulos de LaLiga, outros dois de Copa do Rei, além de duas Copas de Ferias.

17. JULIO SALINAS

JULIO SALINAS
JULIO SALINAS

Um dos grandes atacantes culés dos anos 90 não pode ser deixado de fora da lista. O ex-jogador de Bilbao ficou seis temporadas em Barcelona e marcou 72 gols em 196 jogos. Além disso, possui um histórico invejável: quatro LaLigas, uma Copa do Rei e uma Liga dos Campeões enfeitam as vitrines de Salinas com o Barça.

16. CHRISTOPHE DUGARRY

Dugarry Barcelona
Dugarry Barcelona

O francês Dugarry teve uma curta passagem no Camp Nou. Ele jogou apenas 13 jogos na única temporada em que vestiu a camisa blaugrana, conquistando uma LaLiga neste período.

15. GARY LINEKER

Lineker
Lineker

Lineker soube aproveitar seu tempo em Barcelona. Com 20 e 16 gols nas duas primeiras temporadas de LaLiga, o britânico triunfou com no Camp Nou. Com o clube catalão, foram uma Copa do Rei e uma Recopa Europeia somadas à galeria de títulos do clube.

14. ZLATAN IBRAHIMOVIC

zlatan-ibrahimovic-barcelona
zlatan-ibrahimovic-barcelona

O sueco esteve lá apenas por uma temporada, mas foi mais intenso. Seu bom histórico de gols (22 gols em 46 jogos) contrasta com seus conflitos com Pep Guardiola, chamado por Ibra de "filósofo".

13. JUAN ANTONIO PIZZI

Juan Antonio Pizzi | Barcelona
Juan Antonio Pizzi | Barcelona

O atacante chegou ao Camp Nou na temporada 1996/97 e ficou por lá por apenas dois anos, mas conquistou o carinho da torcida do Barça. Ele conquistou uma LaLiga, uma Copa do Rei e uma Supercopa Europeia pelo clube.

12. PICHI ALONSO

Pichi Alonso Barcelona 1986
Pichi Alonso Barcelona 1986

De grande eficiência diante do gol, Alonso ficou cinco anos em Barcelona, ​​de 1982 a 1986, e se tornou uma das grandes figuras da equipe catalã. Vencedor de LaLiga, da Copa do Rei e de duas Copas da Liga, o atacante deixou sua marca no clube, graças aos seus 12 gols em 52 jogos.

11. HENRIK LARSSON

Henrik Larsson Barcelona 2006
Henrik Larsson Barcelona 2006

Uma das melhores contratações dos últimos tempos para o Barça. Como um 12º jogador, o ex-Celtic foi a fundamental em muitos jogos do clube. Com  19 gols em 59 jogos foi coroado com alguns títulos: duas LaLigas, uma Supercopa e uma Liga dos Campeões. Larsson deixou uma boa lembrança na Catalunha.

10. ENRIQUE CASTRO 'QUINI'

ENRIQUE CASTRO 'QUINI' | 20 goles en 1980-81 y 26 goles en 1981-82
ENRIQUE CASTRO 'QUINI' | 20 goles en 1980-81 y 26 goles en 1981-82

Em 123 jogos com a camisa blaugrana, ele marcou 60 gols e venceu três Copa do Rei uma Recopa. Além disso, no nível individual, ele viveu seu melhor momento no clube: venceu três Pichichi consecutivos, prêmio dado ao artilheiro de LaLiga, confirmando-o como um dos melhores atacantes na Espanha de todos os tempos.

9. ROMÁRIO

Romario Barcelona 1994
Romario Barcelona 1994

Em pouco tempo, Romário demonstrou o melhor de seu futebol no clube catalão. Em sua única temporada completa, ele marcou 30 gols, o que lhe rendeu o troféu Pichichi de 1993-94. Depois de conquistar a LaLiga, foi campeão mundial com o Brasil e deixou o Barcelona.

8. PATRICK KLUIVERT

Patrick Kluivert Barcelona
Patrick Kluivert Barcelona

O holandês deixou o Ajax para ser um dos principais jogadores do mundo nos anos 90 com o Barcelona. Seus 90 gols em 182 jogos marcaram a passagem de um dos 'matadores' mais mortais da história do Barça, com quem ele venceu uma única LaLiga.

7. THIERRY HENRY

thierry henry fc barcelona primera division 091907
thierry henry fc barcelona primera division 091907

Carrasco do Brasil na Copa do Mundo de 2006, Henry começou timidamente sua carreira na Espanha, mas tudo mudou com a chegada de Pep Guardiola. 35 gols foram suficientes para deixar uma marca no Camp Nou, onde ele venceu, entre outros títulos, o Triplete e o Sextete (seis troféus em um único ano).

6. DAVID VILLA

david villa barcelona primera division
david villa barcelona primera division

David Villa é um dos craques que está no Olímpo Catalão. Depois de brilhar pelo Valencia, foi contratado pelo Barça e foi gigante: 48 gols em 119 jogos e, com duas LaLigas, uma Copa do Rei e uma Liga dos Campeões. Em 2013, deixou o clube e partiu para o Atlético de Madrid.

5. SAMUEL ETO'O

Samuel Eto'o Barcelona 2006
Samuel Eto'o Barcelona 2006

Uma das grandes figuras da história recente do Barça. O camaronês conseguiu marcar uma época no Camp Nou graças à sua velocidade, força e eficiência no gol. Não foi em vão que ele marcou 130 gols em 199 jogos, um deles na final da Liga dos Campeões de 2006, empatando a partida contra o Arsenal. Além da Champions, que conquistou em duas ocasiões, conquistou o primeiro Triplete na história do Barça, entre outros troféus.

4. CÉSAR RODRÍGUEZ

César Rodríguez - FC Barcelona
César Rodríguez - FC Barcelona

O atacante foi uma das primeiras grandes lendas da história de Barcelona. Com 195 gols em 290 jogos, o jogador conseguiu vários troféus com seus companheiros de equipe, incluindo cinco LaLigas, três Copas do Rei e três Copas Eva Duarte.

3. PAULINO ALCÁNTARA

Paulino Alcantara
Paulino Alcantara

Alcántara foi o maior artilheiro do Barcelona por mais de 85 anos. Com mais gols do que jogos disputados, 369 gols em 357 partidas, o espanhol-filipino venceu cinco Copas da Espanha e é um autêntico mito no Camp Nou.

2. RONALDO

Ronaldo Barcelona 1996
Ronaldo Barcelona 1996

Um dos atacantes mais completos que já passaram pelo Camp Nou. Poder, velocidade, finalização ... Essas foram apenas algumas das qualidades de Ronaldo, que apesar de passar apenas uma temporada em Barcelona, ​​deixou recordes de lendas autênticas: 47 gols em 49 jogos.

1. LUIS SUÁREZ

Luis Suarez Barcelona Real Madrid Clasico 03122016
Luis Suarez Barcelona Real Madrid Clasico 03122016

A grande referência do Barcelona no ataque neste século. O uruguaio chegou ao Camp Nou em 2014 e após um período de punição pela mordida em Giorgio Chiellini na Copa do Mundo do Brasil, ele deu a volta por cima da melhor maneira possível. 191 gols em 270 jogos são números que falam claramente da grande capacidade que ele tem, formando junto com Messi  uma das melhores duplas da história recente do Barça.

Leia também