Róger Guedes se diz adaptado ao futebol chinês e sonha com Seleção

Yahoo Esportes
JINAN, CHINA - JULY 23: New signing Brazilian footballer Roger Guedes of Shandong Luneng Taishan F.C. attends a press conference on July 23, 2018 in Jinan, Shandong Province of China. (Photo by VCG)
JINAN, CHINA - JULY 23: New signing Brazilian footballer Roger Guedes of Shandong Luneng Taishan F.C. attends a press conference on July 23, 2018 in Jinan, Shandong Province of China. (Photo by VCG)

Por Ricardo Assis

Prestes a completar um ano no futebol chinês, o Róger Guedes é mais um dos inúmeros exemplos de atletas promissores que deixam o país muito cedo. Após brilhar pelo Atlético Mineiro no início do último campeonato brasileiro, o atacante foi negociado pelo Palmeiras (detentor dos direitos) com o Shandong Luneng por cerca de 9,5 milhões de euros (R$ 41,6 milhões na época).

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Apesar de já ter atuado em grandes clubes do Brasil, como Palmeiras e Atlético Mineiro, essa é a primeira experiência de Róger Guedes no futebol internacional. Aos 22 anos, o atleta crê que a oportunidade seja importante para seu amadurecimento: “Vem sendo muito bom para mim. Posso dizer que cresci muito aqui na China, aprendi muito também. Então estou feliz em estar ajudando o Shandong Luneng e espero seguir evoluindo cada dia mais”.

Leia também:

No entanto, a adaptação a uma nova cultura, tão diferente da nossa como é o caso da China, segundo Guedes, não foi das mais fáceis: “Toda adaptação leva um tempo, claro. Mas graças a Deus pude me adaptar bem aqui na China. Tive a ajuda de todo o grupo, comissão. Então já me sinto bem adaptado, estou feliz e muito confiante para dar o meu melhor pelo Shandong”. A boa adaptação pode ser vista em suas atuações nesta temporada: o atacante soma sete gols em sete partidas da Super Liga Chinesa e é um dos destaques do clube, ao lado do italiano Graziano Pellé e do belga Marouane Fellaini. Para o atacante, a possibilidade de atuar com grandes nomes do futebol mundial é um dos pontos positivos dessa experiência: “Aqui tem grandes equipes, com ótimas estruturas. Então é um campeonato disputado, onde tem grandes jogadores”.

O bom desempenho de Roger na temporada vem atraindo o interesse de diversas equipes do futebol mundial. Nas últimas semanas, seu nome esteve associado a equipes como Porto (Portugal), Corinthians e Atlético Mineiro. No entanto, segundo o atleta, seu foco continua apenas no futebol chinês: “Minha cabeça está dentro de campo. Claro que a gente não tem como saber sobre o futuro, futebol é dinâmico, mas deixo essa parte extracampo com meus empresários. Meu pensamento é estar jogando, fazendo gols, ajudando a equipe com meus companheiros”.

Em alta no futebol chinês e mais maduro, Guedes também revelou o sonho de atuar pela Seleção Brasileira. “O sonho de todo jogador profissional é um dia defender a sua Seleção. E comigo não é diferente. Tenho o sonho de um dia estar ali defendendo o meu país, mas claro que isso só vem com muito trabalho. Então procuro sempre estar bem no meu clube, fazer o meu melhor, para que as coisas aconteçam”.

Siga o Yahoo Esportes: Twitter | Instagram | Facebook | Spotify | iTunes

Leia também